sexta-feira, junho 13, 2014

Tudo sobre as regiões francesas - Vallée du Rhône - Parte 5 - Nord (Septentrional) - AOC Côte-Rôtie


A AOC Côte-Rôtie tem 235 hectares pela margem direita do Rhône, ao sul de Lyon perto de Vienne: Ampuis, Saint-Cyr-sur-Rhône Tupin-Semons.
Seus vinhedos são os mais antigos da Côtes-du-Rhône, mesmo tendo quase desaparecido no século 19, pela dificuldade em trabalhar nos terraços altos e íngremes, das encostas do rio.
Prevaleceu a cultura e a persistência dos produtores em produzir grandes vinhos.
O clima é de sol e calor (por isso o nome Rôtie, que significa assado em português),  mas com características mediterrâneas de frescor e umidade ao longo do ano, por influência da Borgonha, que fica ao norte.
Na Cote-Rôtie, existem 2 terroirs bem diferentes: a Côte Brune ao norte, tem solos de micaxisto (rochas metamórficas com bastante xisto, formada por quartzo e mica) rico em ferro e a Côte Blonde ao sul, com solos compostos de gnaisse (rocha metamórfica com camadas escuras de minerais e granito), argila e areia chamado no loca pelo nome  « arzels ».
Os vinhos, com estágio em barrica, são de alta qualidade, intensos, complexos, tânicos e potentes.
Vinhos autênticos e ricos em boca.
A utilização da Viognier com a variedade típica (Syrah), dá aos vinhos notas de framboesa e violeta.


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...