domingo, março 23, 2014

Muita uva é jogada fora para a produção de vinhos de qualidade. Quem mostra pra gente é a enóloga Noelia Orts, da Biodinâmica Emiliana, no Chile.

A China ameaçou uma salvaguarda contra os vinhos europeus. Os franceses tremeram... Vitória do presidente Xi Jinping



O presidente chinês Xi Jinping, fez uma enquete para criar uma lei anti-dumping contra os exportadores de vinho europeus.
Segundo ele, as exportações estavam prejudicando os produtores chineses.
A ameaça terminou com um acordo entre as duas organizações profissionais que cuidam dos setores na China e na Europa.
As organizações fizeram um protocolo de acordo na véspera da viagem do presidente chinês para a França e Bruxelas.
A ameaça de uma ação anti-dumping, começou em Julho do ano passado, em resposta a medidas européias contra painéis solares chineses.
Com medo de uma guerra comercial, a União Européia resolveu rever as taxas anti-dumping sobre os painéis solares e a China se comprometeu a colocar um piso para os preços dos painéis e suspender as medidas sobre os vinhos europeus.
Os produtores de vinhos pressionaram bastante para que o acordo saísse, já que as exportações de Bordeaux caíram e o resultado de uma possível salvaguarda chinesa poderia causar sérios problemas para a industria de vinho francesa.
Os franceses se comprometeram no acordo, a financiar a implantação de variedades de uva na China, formar viticultores e criar métodos de avaliação e controle para os vinhos chineses.
Por sua vez, os chineses apoiarão a promoção da cultura vitivinicola na China com degustações de vinhos europeus por todo o pais.
A China gastou em 2012, 546 milhões de euros em vinhos Franceses e 89 milhões em vinhos espanhóis e 77 milhões em vinhos italianos.
O numero de negócios entre a União Européia e a China, chega aos 559 bilhões de dólares.



Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...