sexta-feira, dezembro 27, 2013

Os produtores de Quebec já colheram a Vidal, a rainha dos Vins de Glace (Icewine)


Os produtores de Quebec terminaram há poucos dias a colheita das uvas congeladas para a produção do icewine, ou, como se diz no francês da região, vin de glace.
Grande parte das uvas são da variedade Vidal, uma variedade francesa que chegou ao Canadá para a produção de vinhos de sobremesa.
A Vidal foi criada pelo pesquisador Jean-Louis Vidal no começo do século 20, sendo um cruzamento da Ugni Blanc (Trebbiano) e a Rayon d’Or (Seibel 4986).
Mesmo sendo de origem francesa, foi adotada com gosto pelos produtores do Canadá, pela resistência da variedade aos climas frios.
A Vidal tem a pele grossa como a Riesling, o que permite que resista aos climas mais frios do outono e inverno canadense.
Portanto, está explicado porque a Vidal é a variedade mais utilizada para os famosos Icewine, desculpa, vins de Glace.
No caso do congelamento nos vinhedos, a pele grossa serve para que a uva seque, congele, sem romper a pele.
Outra curiosidade é que, se colhida no tempo normal, a riqueza aromática nem chega perto da evolução da variedade colhida congelada.
O gelo faz a Vidal desenvolver aromas de frutas tropicais e uma acidez importante para os vinhos de sobremesa.
A variedade tem maturação tardia, o que, normalmente, é considerado um ponto negativo para uvas brancas para a produção de vinhos doces (sim, o icewine é doce).

Ilustração mostra, com quantos pés se faz uma barrica...


Foto de uma colheita com vinificação direta nos anos 50. Faziam como o azeite, colhiam e vinificavam...


A foto é do Produtor La Bastide, de Gaillac (França).

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...