quinta-feira, outubro 10, 2013

Villa Francioni no Encontro de Vinhos Curitiba 2013



Os vinhos da Villa Francioni sempre foram uma referência de qualidade na Serra Catarinense.
Foi o produtor que começou a mostrar que a região tinha potencial para fazer grandes vinhos e junto com outros pioneiros, colocaram Santa Catarina na rota de vinhos de qualidade no Brasil.
A Villa Francioni garantiu presença no Encontro de Vinhos Curitiba!
Não dá pra perder!
Dia 9 de novembro, das 14 às 22 horas, no Hotel Bourbon Convention: Rua Cândido Lopes, 102 - Centro - Curitiba.
Ingressos no local: 60 reais.
Ingressos antecipados pelo site: 50 reais http://www.encontrodevinhos.com.br/venda-de-ingressos/
Sócios da SBAV ou ABS: 30 reais.

Lembranças do Languedoc-Roussillon - 2 vídeos no Château Guilhem e o orgânico Bertrand

Estou repetindo a série gravada no ano passado no Languedoc-Roussillon, na ocasião do Festival Sud de France, que acontece em São Paulo até o dia 13, onde restaurantes e lojas especializadas estão vendendo produtos e a gastronomia da região.
https://www.facebook.com/festivalsudfrancesao
Reveja os episódios 7 e 8:



Setor Vitivinícola pede enquadramento no Simples Nacional. Passou da hora de baixar os impostos!!!

Hoje os representantes do setor vão participar de uma audiência pública em Brasília, para definir as emendas do projeto de lei para retirar a exceção de que empresas do ramo de cosméticos, armas e bebidas alcoólicas não podem se enquadrar no regime.

No estudo feito pelo Ibravin, a medida beneficiaria 90% das empresas vitivinícolas e não traria nenhum prejuízo na arrecadação.

Eu digo mais, aumentaria o consumo e aumentaria a receita das empresas que, por outro lado, investiriam mais, contratariam mais...
O estudo mostrou que das 599 empresas, 510 poderiam aderir ao Simples Nacional (que é uma forma de imposto presumido que começa na casa dos 6%, de acordo com o faturamento da empresa).
A tese para conseguir a exceção é a própria constituição federal, que obriga o governo a incentivar as micro e pequenas empresas.
Além disso, várias empresas atuam no turismo e isso seria um impulso importante para a indústria turística também.
Estou na torcida e acho que os governos estaduais dos estados produtores devem usar suas influências para aprovar o projeto.
Pena o tempo e a energia perdidos com pedidos de salvaguardas.
Poderíamos estar nesta luta pelo simples muito antes, evitaria desgaste e o apoio seria total.
Vamos torcer!!!

Chardonnay e suas características olfativas


A variedade branca dos grandes borgonhas é considerada a melhor de todas. É plantada no mundo inteiro, mas é inigualável na Borgonha. Entra no corte da Champagne com a Pinot Noir, e Pinot Meunier.
Seus aromas característicos: acácia, rosas, menta, eucalipto, citronela, maracujá, maçã verde, melão, amendoas e avelãs tostados. Manteiga, pão torrado e champignons também aparecem.
Nos vinhos equilibrados da Borgonha aparecem também toques minerais.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...