domingo, maio 26, 2013

Na semana passada teve a feira da Casa Flora. Falei com o dono da casa, sobre a empresa, mercado brasileiro e a parceria com a Miolo em São Paulo

Tudo sobre as regiões francesas - Jura - Parte 1



Os vinhedos do Jura (também chamados Revermont ou Bon-Pays) ocupam somente 1 950 hectares, no departamento do Jura. 
Vinhos pouco conhecidos e uma produção média de apenas 86 300 hectolitros.
Mesmo assim, é uma região muito antiga, mencionada nas escrituras de Plínio, o jovem, no século 1aC.
A cultura da vinha, evoluiu muito para que vinhos de qualidade fossem produzidos na região, apoiados em um terroir atípico, variedades apropriadas e a sabedoria dos produtores.
A altitude dos vinhedos varia entre os 250 e 400 metros.
Os vinhedos ficam em encostas para aproveitar a exposição solar.
O sub-solo de marga, calcário marron e argila.
O clima semi-continental com condições difíceis para os vinhedos: estações com grande contraste, invernos rigorosos, ensolação insuficiente e muita chuva.
Os produtores trabalham muito na seleção dos lotes e das variedades.
Os vinhos são elaborados com as variedades clássicas: Pinot Noir e Chardonnay, mas também com variedades típicas da região, exemplos: Poulsard, Trosseau e Savagnin.
Sobre os tipos de vinho, a região é bem eclética: Tintos, Brancos, Rosés tranquilos, espumantes, além do Vin Jaune (vinho seco equivalente a um fino Jerez) e o Vin de Paille (licoroso, doce, com uvas passificadas), todos identificados e protegidos por appellations próprias.
As mais conhecidas são: Arbois, Arbois Pupillin e Châteaus-Chalon, que merecem um lugar na linsta dos grandes vinhos do patrimônio francês.


O Vinho e a Pintura - Amelia Fais Harnas - 19

Pintura com vinho

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...