sexta-feira, maio 17, 2013

Ravin no Encontro de Vinhos Campinas


A grande vencedora do Top 5 do Encontro de Vinhos Off - São Paulo, com o Antichello Amarone 2008, confirmou presença no Encontro de Campinas.
A Ravin é uma importadora com um catálogo excelente, com vinhos de diversos países e regiões.
Sempre que participa apresenta novidades e faz muito sucesso com seus vinhos.
Dia 29 de Junho, das 14 às 22 horas, no Tenis Clube de Campinas, na rua Coronel Quirino, 1346 - Cambuí.
www.tcc.com.br
Ingressos mais baratos (50 reais) pelo site:  http://www.encontrodevinhos.com.br/venda-de-ingressos/
Ingressos no dia da feira: 60 reais.
Sócios da ABS: 30 reais (também à venda pelo site)
www.encontrodevinhos.com.br

Harmonizando Pizza de Calabresa... Por Evelyn Fligeri




Nasci e vivo na segunda cidade que mais consome pizza no mundo – São Paulo. Além disso, sou descendente de italianos.  Não podia dar outra: Amo Pizza!
Preciso comer um pedacinho de pizza pelo menos uma vez na semana, caso contrário, fico triste e sinto falta daquele pedaço de massa repleto de recheio. Gosto tanto de pizzas que nem tenho um sabor preferido, todos me encantam. Confesso também que não me preocupo com a harmonização da pizza com vinho, justamente porque com a variedade de sabores, às vezes fica impossível pensar em um vinho que contemple tanta diversidade de ingredientes.
Por isso acho que a informalidade, nesses casos, deve reinar! Curta a pizza, o vinho, os amigos e aprecie sem pretensões.
 Se ainda assim você preferir alguma indicação, vamos para uma recordista da preferência nacional: Pizza de calabresa.
Mas antes de pensarmos na harmonização é necessário alguns cuidados: Pizza de calabresa  muito apimentada é bom evitar, pois a pimenta pode atrapalhar as papilas gustativas, aniquilando o vinho.
Outro cuidado é com os vinhos do novo mundo, que apresentam uma bomba de frutas compotadas; o açúcar do final de boca pode sabotar a harmonização.
Além disso, esteja atento à azeitona que pode pôr tudo a perder com seu sabor altamente salgado.
Passado essas observações, penso que pizzas de embutidos, em geral, pedem vinho com bastante corpo e boa presença de taninos. Um Chianti pode ser uma boa opção. Um Cabernet Sauvignon também pode dar conta do recado. Na verdade acho que você não terá uma harmonização incrível, mas sim um bom equilíbrio na boca.
Ainda quero testar dois vinhos com pizza de calabresa: Um Pinot Noir da Borgonha e um Tannat. O que será que vai acontecer?
Se você já fez a experiência, não deixe de nos contar.

Evelyn Fligeri tem o blog: http://www.tacaserolhas.blogspot.com.br/


Tudo sobre as regiões francesas - Alsace - Parte 58 - AOC Alsace Muscat




A Muscat foi citada pela primeira vez em 1510 comme já produzido na Alsace. Hoje a Muscat representa 2,3 % do vinhedos alsaciano com 345 hectares.
Interessante lembrar que o Muscat d'Alsace é um vinho seco, diferente dos vinhos de outras regiões feitos com a variedade, que são doces.
Nas verdade são duas variedades são utilizadas e podem ser usadas no corte, a Muscat Blanc à Petits Grains e a Muscat Ottonel.
Os vinhos são leves, bastante secos e com aromas florais e também da própria uva.
É considerado um vinho de aperitivo, para consumir logo após a colheita, apresenta pouco álcool.
A curiosidade é que os aspargos que são inimigos das harmonizações, são companheiros perfeitos do Muscat d'Alsace, assim como legumes feitos no vapor.

O Vinho e a Pintura - Amelia Fais Harnas - 10

Pintura com Vinho

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...