sábado, maio 04, 2013

Grandes vinhos no Encontro de Vinhos Off. Vinhos que normalmente não ficam em mesas de degustação de feiras.

Os vinhos do projeto Top Winemaker com uma caixa contendo 2 vinhos, um elaborado por 5 enólogas mulheres e o outro por 5 enólogos homens, cada um com 20% do corte. Tem o nome de Projeto 5x20 além do nome geral do projeto: Top Wine Makers.



Tanto essa caixa que custa cerca de 700 reais, como o Vik, que na promoção da Importadora Cepage noble, custa 529 reais a garrafa estava lá, na mesa, sem nenhuma camuflagem, sem nada a esconder.
Claro que os vinhos acabaram num piscar de olhos e o expositor, ficou até o final, apenas para falar dos vinhos e dos projetos.
Expositor competente, que entende que a feira, além de dar os vinhos para provar, serve para esclarecer, informar, ganhar os clientes pela curiosidade.
Veja ele com a última garrafa de Vik, conversando com um possível cliente:




Conversei esse ano pela segunda vez com o criador do projeto 5x20. Reveja:



Reveja também minha visita ao Chile e na Viña VIK:



Os Amarones, os importadores que escolheram o Encontro de Vinhos, os produtores da Espanha, diversas regiões da França e os sempre fiéis produtores brasileiros que a cada dia mostram novidades e avanços no Encontro de Vinhos.
O Bertrand Gourdou, também estava lá, retribuindo a visita que fiz ao Château Guilhem, no Languedoc-Roussillon.
Reveja:



Abaixo a segunda parte da visita:

Tudo sobre as regiões francesas - Alsace - Parte 48 - Sub-Região Haut-Rhin - Alsace Grand Cru Sporen

 
 
Os vinhedos do Grand Cru d'Alsace Sporen ficam na comuna de Riquewihr no departamento do Haut-Rhin, a 13 quilômetros de Colmar. 
E forma de anfiteatro, os 23,70 hectares ficam em altitudes que variam entre 260 e 315 metros, em encostas leves, com exposição leste.
A forma de anfiteatro e a localização, criam um micro-clima bem particular.
As geadas da primavera e a umidade da neblica do começo do outono, não conseguem atingir o Grand Cru Sporen.
Por isso, a maturação das uvas chega ao ponto ideal.
Os solos são de argila e marga, profundos protegendo os vinhedos da seca em anos de pouca chuva, são ricos em ácido fosfórico, que contribui na qualidade dos vinhedos.
As variedades principais são: Gewurztraminer (6 hectares) e Pinot Gris (1 hectare).
A Riesling fica num pedaço de terra onde a cobertura é de silício, e ocupa (4 hectares).
Os vinhos são reconhecidos pela elegância, raça e complexidade.
São vinhos de guarda.

Vinho Segundo Colocado no Top 5 do Encontro de Vinhos recebe 92 pontos de Guia Espanhol


Quando o Tinedo Cala nº 2 apareceu no segundo lugar entre os cinco melhores do Encontro de Vinhos Off, fiquei surpreso. Não conhecia o vinho e no meio de vinhos consagrados ele apareceu logo abaixo do primeiro colocado.
Agora o vinho acaba de receber 92 pontos do Guia Repsol (Espanha), fortalecendo a ideia das degusações às cegas e fortalecendo a credibilidade dos degustadores convidados para o Top 5 do Encontro de Vinhos.
O vinho é um corte de Tempranillo e Cabernet Sauvignon. elaborado pela Vinícola Tinedo e importado com exclusividade pela Domno do Brasil.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...