domingo, abril 28, 2013

Até o começo de Maio, profissionais do vinho seguem provando "en Primeur" os Bordeaux 2012



Durante 15 dias, degustadores do mundo todo passam por Bordeaux para provar e descobrir em primeira mão, os vinhos da safra 2012 que ainda estão descansando em barricas.
Importadores, lojistas, nbegociantes, jornalistas, todos os profissionais do vinho com taça na mão para a grande descoberta.
Foi uma safra difícil, com a meteorologia atrapalhando com alternância de frio, calor, chuva e seca, dando mais trabalho aos viticultores. Com este clima, as doenças nos vinhedos devem ser acompanhadas bem de perto. Felizmente Agosto e Setembro foi de sol e fizeram com que a safra não seja considerada ruim, com boa quantidade de açúcar nas uvas e boa concentração.
A conclusão sobre 2012 é de que é um nem bom nem ruim muito bom. No caso dos brancos, muito bom. 
Entre os tintos, um Merlot muito bom melhor em Saint-Emilion que em Pauillac e muito bom em Pomerol (não é novidade).
No Médoc, com exceção dos grandes rótulos, pode-se encontrar de tudo. Crus bourgeois excelentes ou medíocres, crus classés decepcionantes ou surpreendentes. Isso significa que mais do que em anos normais, a mão do homem prevaleceu. A data da colheita, o cuidado nos vinhedos, a natureza do terroir, tudo pesou.

Tudo sobre as regiões francesas - Alsace - Parte 43 - Sub-Região Haut Rhin - Alsace Grand Cru Schlossberg




Os vinhedos do Grand Cru d'Alsace Schlossberg ficam na comuna de Kientzheim, no departamento do Haut-Rhin, a 10 quilômetros de Colmar. 
Os 80,28 hectares ficam localizados em altitudes que variam entre 235 e 430 metros, em encostas bastante íngremes, em terraços, com exposição sul na maior parte e sudeste na extremidade nordeste dos vinhedos.
As variedades principais são: Riesling (3 ha), Gewurztraminer (7 ha), Pinot Gris (2 ha) e Muscat (0,3 ha).
Os solos são de grande fertilidade mineral, com potássio, magnésio, fluor e fósforo, com areia grossa e argila.
Os vinhos são ricos em aromas florais e muito delicados.
São vinhos de guarda que merecem ser guardados pelo menos por 5 anos.

O Vinho e a Pintura - Adriaen Brouwer - 2

Adrian Brouwer, belga, pintou muitas cenas de taberna, onde a cerveja aparece constantemente. Mas barricas e algumas ânforas usadas para vinho também estão presentes. De qualquer forma, a arte vale a pena.
Na Belgica tem até uma cerveja com o nome de Brouwer em homenagem ao pintor.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...