sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Harmonizando Vin Santo com Cantuccini - Por Evelyn Fligeri

-->


No último sábado decidimos abrir um Vin Santo!
Para quem não conhece, o Vin Santo é um daqueles vinhos feitos para meditar... Feito de maneira quase artesanal, esse vinho originário da Toscana tem em sua composição as uvas Malvasia e Trebbiano, principalmente. Este, da Badia a Coltibuono tem 50% de cada uma delas.

Para muitos, ele se chama Vin Santo porque a Igreja Católica durante muitos anos o consagrou, na missa, como símbolo do sangue de Cristo. Outros sustentam que recebeu esse nome em concílio ecumênico convocado pelo Papa Eugênio IV, em Firenze, capital da Toscana. Assim, haveria uma data oficial para o nascimento do Vin Santo: 1439.

Enfim, o que importa é que as uvas são colhidas no auge da maturação (maior concentração de açúcar) e depois são passificadas. O mosto é colocado em barrica de carvalho e maturado por até 6 anos. Este que bebemos ficou só 4 anos descansando!!

Vamos a ele: Na taça apresentou uma coloração âmbar bem intensa. Aromas de mel e damascos eram facilmente identificados. Na boca apresentou bom corpo e uma série de sabores como notas de frutas doces e maduras, de mel e de caramelo. Aproveitamos esse momento e degustamos esse vinho com os famosos biscoitos Cantuccini, tradição da Toscana! Harmonização perfeita!!


Evelyn Fligeri escreve no blog: http://tacaserolhas.blogspot.com.br/

Tudo sobre as regiões francesas - Valée da la Loire - Parte 4 - Muscadet









A AOC Muscadet ocupa uma área ao sul de Nantes, que vai do lago Grand-Lieu até Ancenis, indo até o sul em Vendée (Saint-Etienne-du-Bois).
A região aproveita bem 3 elementos naturais: clima temperado oceânico, subsolo formado por rochas metamórficas e de erupção vulcânica e pouco relevo, desenhado pelo Loire e seus afluentes.
A área é de 11900 hectares.
As 3 Appellations Muscadet-Sèvre-et-Maine, Muscadet-Coteaux-de-la-Loire e Muscadet-Côtes-de-Grand-Lieu, usam a variedade Melon de Bourgogne para seus vinhos brancos secos, que devem ser consumidos jovens com frutos do mar.
Alguns produtores elaboram vinhos que passam um tempo em contato com as leveduras finas.
Esses vinhos são mais complexos, conservam o frescor, mas ganham untuosidade e maciez.

 

Qual a diferença entre espumante e frisante?


A principal diferença está na pressão do gás carbônico.
Enquanto nos frisantes a pressão é fraca, podendo inclusive ser usado screw caps para fechar a garrafa, no caso dos espumantes e Champagne podem chegar a 4 atmosferas.
Também a quantidade de álcool, normalmente, é menor nos frisantes.

Enquanto um vinho frisante tem em média 7% de álcool, um espumante tem de 9,5 a 10%.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...