sexta-feira, fevereiro 08, 2013

“Harmonização não deve impedir de se tomar vinho” - Por Evelyn Fligeri


Foto: Jane Prado
Ao iniciar a escrita deste post me veio à mente o grande Saul Galvão. E isso aconteceu, pois sempre que penso em harmonizações, recorro aos livros do Saul para tirar dúvidas. Além dos textos incríveis sobre o assunto, ele tem uma frase sobre o tema que eu adoro, mas daqui a pouco eu falo sobre ela.
Harmonizar é, segundo o dicionário, conciliar, fazer coincidir. Por isso, quando falamos em harmonização entre vinho e comida estamos sempre buscando uma complementação entre os sabores, buscamos realçar as qualidades de ambos, destacar as virtudes dos ingredientes.
Existe uma série de regras de como combinar pratos com comidas, que podemos ler em livros e blogs, mas, e se a harmonização for considerada difícil, o que fazer?
A premissa é a de que devemos experimentar e nos arriscar nas harmonizações. É verdade que existem combinações dificílimas: Temperos muito fortes como alcaparras, pimentas, mostardas, vinagres e picles, são realmente difíceis de conciliar. Mas só porque é difícil vamos desperdiçar a chance de tomar um bom vinho?
Definitivamente, não! E é aqui que a grande frase do Saul Galvão vem a calhar:
Sexo com amor é o ideal, uma maravilha (vinho ótimo e harmonização adequada); mas sexo sem tanto amor (vinho ótimo e harmonização não muito correta) também tem o seu valor.”
Aproveite!


Evelyn Fligeri escreve no blog http://tacaserolhas.blogspot.com.br/

Wine Lovers no Encontro de Vinhos Rio de Janeiro


Mais uma vez a importadora que começou exclusivamente com vinhos dos Estados Unidos e foi enriquecendo seu catálogo, reforça o Encontro de Vinhos.
Vinhos excelentes dos Estados Unidos como o Bogle, Anders Lane, Owl Ridge e Pezzi King e Spann Vineyard continuam lá.
Agora com a companhia dos chilenos da Viña Santacruz, dos Espanhois das Bodegas Peñafieln e Fontaura, dos Argentinos da Finca Altorfer e dos italianos da Valditoro, Foffani, os Brunellos La Torre e a Azienda d'Alessandro.
Dia 28 de Fevereiro, das 14 as 22 horas no Real Astória - Avenida Repórter Nestor Moreira, 11 - Botafogo.
www.winelovers.com.br
www.realastoria.com.br
www.encontrodevinhos.com.br


Os números do Salon Millésimes Bio 2013


Os números mostram mais uma vez como esse tipo de agricultura orgânica cresce em diversas regiões do mundo.
A feira que aconteceu em Montpellier de 28 a 30 de janeiro, teve 660 expositores e 3600 visitantes profissionais.  Só para se ter uma ideia, são mais expositores do que a Expovinis e todos eles de agricultura orgânica.
Uma festa!!!
Festa mesmo, já que o Salon Millésimes Bio completou nesta edição, 20 anos.
Outra curiosidade é que dentro da feira só entram produtos orgânicos e recicláveis.
Até as rolhas são guardadas para serem reutilizadas.
Em 20 anos a feira nunca parou de crescer.
Para não dizer que tudo são flores, os especialisatas acreditam que esse nicho de mercado está chegando no seu limite.
Eu particularmente acredito que não existe nicho de mercado para bons vinhos. Se o vinho for bom, orgânico ou não ele vende.
O problema é que esses vinhos normalmente são mais caros do que os de agricultura convencional.
A elaboração demanda muita técnica, custos e normas de vinificação rígidas.
Os especialistas franceses, que analisam o mercado, estão certos que os vinhos "Bio" vão continuar a progredir na França e na Europa.
A preocupação é que o crescimento seja mais alto que a demanda.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...