domingo, fevereiro 03, 2013

O Vinho e a Pintura - Henry Hang

Pintura com Vinho e Café

Ja tomou um vinho e sentiu dor de cabeça? Deve ter sido o Dióxido de Enxofre...

A causa mais provável dessa dor de cabeça é, sem nenhuma dúvida, o Dióxido de Enxofre, também conhecido como Anidrido Sulfuroso ou pela fórmula SO2. Ele está em todos os vinhos, em alguns mais, o que causa a dor de cabeça. É utilizado para conservar o vinho, proteger da oxidação, além de ser um desinfetante, com funções antissépticas, e de ajudar a dissolver compostos fenólicos das cascas das uvas, por aumentar a extração e afinar a cor dos vinhos.

Muitos outros produtos alimentares também são conservados com o Dióxido de Enxofre, principalmente sucos, queijos, frutos do mar, frutas secas descascadas e embaladas, muitas vezes, possuem mais SO2 do que o vinho.
                                                 
Muitas vinícolas, descuidadas com a higiene, carregam no enxofre para garantir a saúde do vinho (não a do consumidor).

Na União Europeia, a quantidade permitida varia de acordo com a filosofia do produtor.
Os vinhos convencionais e os vinhos de agricultura biológica (engarrafados antes da legislação de 2012), podem conter até 150 mg/por litro nos vinhos tintos e até 200 mg/por litro nos brancos; a partir de 2012: até 100 mg/por litro nos tintos e até 150 mg/por litro nos brancos.
Os vinhos biodinâmicos certificados pela Demeter, podem conter até 70 mg/por litro nos tintos e até 90 mg/por litro nos brancos.

Os chamados Vinhos Naturais, que são vinhos sem adição de Sulfito, possuem uma quantidade natural de Enxofre, que pode chegar a 30 mg/por litro nos tintos e 40 mg/por litro nos brancos.

Sendo assim, se você sente dores de cabeça quando bebe vinho, prefira os tintos e, de preferência, os Biodinâmicos ou os Naturais.

Série Mapas Vinícolas da Itália - Sicilia





Villa Francioni no Encontro de Vinhos Rio de Janeiro


A vinícola que colocou Santa Catarina no mapa dos vinhos de qualidade confirmoou presença no Encontro de Vinhos.
A vinícola de São Joaquim, investiu, fez vinhos de qualidade e mostrou que na região mais fria do país era possível fazer vinhos de alta qualidade.
Hoje a região é reconhecida e embora a Villa Francioni não tenha sido a primeira, seguramente foi a que mais investiu e divulgou a região com vinhos surpreendentes.
Mais um motivo para ir ao Encontro de Vinhos Rio de Janeiro.
Dia 28 de Fevereiro, das 14 as 22 horas no Real Astória - Avenida Repórter Nestor Moreira, 11 - Botafogo.
www.villafrancioni.com.br
www.realastoria.com.br
www.encontrodevinhos.com.br

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...