sábado, dezembro 01, 2012

Retorno das variedades antigas em Bordeaux.


Como tenho falado todos os dias de variedades antigas, hoje vai uma boa noticia.
O pessoas da região de Bordeaux ou La chambre d’agriculture de la Gironde lançou uma campanha para redescobrir as variedades históricas.
Se tratando de Bordeaux, as variedades não são raras, mas pouco usadas em Bordeaux, como: Petit Verdot, Carmenère, e Cot ou Malbec.
As variedades começaram a ser abandonadas na região no século 20 já que eram bem presentes no século 19.
Hoje, com a tecnologia nos vinhedos no que se refere a clones e porta enxertos, elas oferecem o que antes não ofereciam: resistência, qualidade e rendimento.
Hoje a região é praticamente de 3 variedades (Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc), mas as variedades antigas já são recomendadas em alguns terroirs de Bordeaux, por acrescentarem notas especiadas sem mudar a característica dos famosos Bordeaux.

A França quer resolver o problema da falsificação das Appellations d'Origine


Estamos cansados de ler sobre grandes vinhos falsificados, principalmente na China, com garrafas de Château Lafite Rotschild, por exemplo.
Existe até um mercado de compra e venda de garrafas vazias para que outro vinho seja colocado dentro e ser vendido por um grande preço.
Outro problema bastante grave é a produção de vinhos com etiquetas indicando o nome de uma Appellation d'Origine francesa.
Vinhos feitos nos quatro cantos do mundo com a inscrição "Champagne", Chablis, Bourgogne, etc... Na Argentina (foto do Bianchi Borgona) eram vendidos vinhos em garrafas estilo Bourgogne e com o nome da região, mas era apenas um vinho que o produtor sugeria como um vinho estilo Bourgogne, com variedades distintas inclusive.
Não sei se essas garrafas ainda são comercializadas, mas acredito que sim.
Os franceses encontraram na Tailândia um vinho com a inscrição « Graves contrôlée », além de um  beaujolais australiano que é produzido normalmente.
Agora o Institut National des Appellations d’Origine (INAO), decidiu acabar com isso.
O instituto pretende adotar medidas jurídicas para defender esse patrimônio frances e proibir de uma vez por todas a venda de marcas parasitas e piratas.

Provei ótimos vinhos da Alsácia de 4 importadores

Os vinhos alsacianos da Vinci, World Wine, Vinhos do Mundo e da Alafia Brasil foram apresentados em São Paulo junto com autoridades da região.
Além de vinhos fantásticos, principalmente brancos, é uma região perfeita para o enoturismo.
Conversei com o responsável pela divulgação dos vinhos da alsácia no Brasil.
Veja a entrevista:

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...