sábado, outubro 15, 2011

O Aquecimento Global provocou uma colheita precoce em Bordeaux.



Foi um recorde.
No Médoc os últimos Cabernet's já estavam nos tanques no meio de Outubro, com alguns produtores terminando os trabalhos no final de Setembro.
Com as uvas brancas então, o aquecimento global mostrou as garras com muito mais força.
A colheita em Haut Brion começou em 16 de Agosto, um recorde histórico.
A colheita 2011 em Bordeaux, é a colheita de um clima fora do normal e inédito.
Primavera quente e seca, Julho mais chuvoso dos últimos 30 anos, Agosto normal e Setembro com começo chuvoso e na segunda metade, muito quente.
Foi preciso muito cuidado (e produtos) para evitar doenças nos vinhedos.
Enfim, 2011 perdeu feio diante dos dois anos anteriores.
Sempre destacando que os grandes vinhos possuem uma exigência maior e uma triagem rigorosa para continuar engarrafando preciosidades mesmo em colheitas complicadas.
Portanto existem sim vinhos excelentes da colheita 2011 dentro das caves.
Alguns produtores do Médoc e de Saint Emilion, se beneficiaram dos dias ensolarados do meio de Setembro e conseguiram vinhos excelentes.
Eles tiveram coragem de esperar a maturação completa, mesmo com as chuvas do começo do mês que poderia provocar o apodrecimento das uvas.
Agora todos esperam o trabalho nas vinícolas, para ver quem soube selecionar, quem fez o melhor corte e enfim, provar os vinhos de uma colheita complicada e nada homogênea, mas que pode apresentar boas surpresas.

O Vinho e a Pintura - Kathleen Madison Moore - 5

Mais uma homenagem a Erté.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...