sábado, novembro 13, 2010

As Regiões Italianas e suas DOCs DOCgs e IGTs - Emilia Romagna


A Emilia Romagna é a terra do Lambrusco. Existem Lambruscos tintos, brancos ou rosés. Sempre leves e frisantes. Os vinhos da região são produzidos principalmente com a Sangiovese, mas existem mais de 60 variedades na região. A Trebbiano e a Albana (variedade da primeira DOCG de vinhos brancos da Itália) são também muito utilizadas. O Lambrusco é o campeão em volume. É muito produzido nas 4 DOCs que circundam Modena e Reggio. Quase tudo é exportado, pode ser o meio doce (amabile), doce ou seco. Nem sempre produzidos em alguma DOC. Existem também os vinhos brancos elaborados com Malvasia, Trebbiano e Ortugo, das DOCs que ficam ao lado dos apeninos e que são muito interessantes. Também os tintos com acidez marcante elaborados com Barbera e Bonarda, fazem parte da Emilia Romagna. A tendencia atual, principalmente nas DOCs Colli Piacentini, Colli Bolognesi e Colli di Parma é,pelos vinhos tranquilos, mais sérios e com outras variedades: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinots, Barbera, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Na verdade as condições naturasi favorecem os vinhos mais finos e complexos, mas o mercado para os vinhos da região sempre foi voltado aos leves, frutados e festivos.
Na Albana di Romagna, foi criada em 1987 a primeira DOCG de vinhos brancos da Itália. Vinhos secos e tranquilos com aromas de amêndoa e boa complexidade.
Os melhores são produzidos com uvas passificadas.
Cada vez mais produtores procuram produzir vinhos mais sérios com a Sangiovese, e conseguem vinhos que envelhecem muito bem e com boa concentração.
A região é boa para a Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinots e Cabernet Sauvignon. Clones especiais de Sangiovese e da Albana, também se transformam em bons vinhos.


A DOCG

Albana di Romagna


As DOCs

Bosco Eliceo
Cagnina di Romagna
Colli Bolognesi (Colline di Oliveto, Colline di Riosto, Colline Marconiane, Monte San Pietro, Serravalle, Zola Predosa)
Colli Bolognesi Classico Pignoletto
Colli di Faenza
Colli di Imola
Colli di Parma
Colli di Rimini
Colli di Scandiano e di Canossa
Colli Piacentini (Gutturnio, Monterosso Val d’Arda, Trebbianino Val Trebbia)
Lambrusco di Sorbara
Lambrusco Grasparossa di Castelvetro
Lambrusco Salamino di Santa Croce
Pagadebit di Romagna (Bertinoro)
Reggiano
Reno
Romagna Albana Spumante
Sangiovese di Romagna
Trebbiano di Romagna


As IGTs

Les IGTs
Bianco di Castelfranco Emilia
Emilia or dell’Emilia
Fontana del Taro
Forlì
Modena or Provincia di Modena
Ravenna
Rubicone
Sillaro or Bianco di Sillaro
Terre di Veleja
Val Tidone

Quando a Imagem Vale Mais que 1000 Palavras


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...