terça-feira, novembro 09, 2010

Já que a Feira da Renaissance des Appellations Passa Por São Paulo, Vale os números: Crescimento Importante dos Biôs na França!


Para se ter uma ideia da importância dos vinhos biodinâmicos, no final de 2009, a superfície de vinhedos de agricultura biológica ou biodiâmica em atividade ou em conversão chegava a 39 mil hectares. Número que mostra que a superfície dobrou em 4 anos e se multiplicou por 8 em 14 anos. O número de engajados aumentou 31% em um ano chegando a 3024 vinícolas no censo feito em 2009. A variação varia conforme a região da França, já que algumas são mais propícias a pragas por questões climáticas e evitam se aventurar. O Languedoc-Roussillon lidera com 12 661 hectares, + 52 % em relação a 2008, Provence-Alpes-Côte d’Azur 8 981 hectares, + 35 % em relação a 2009 e Aquitaine 5 464 hectares, + 45 %. A progressão também é forte em outras regiões, mas como disse antes, algumas oferecem mais riscos e claro que não estamos achando que isso é apenas uma filosofia. É sim um negócio e todos devem encarar como tal. a Agência Biô acredita que seguindo essa tendência, em 3 anos os vinhedos Biô serão duas vezes maiores.

fonte: www.journalduvin.fr

O Vinho e a Pintura - Casanova Sorolla 5


Mais um vinho sobre papel de Casanovas Sorolla.

As Regiões Italianas e suas DOCs DOCgs e IGTs - Basilicata


A Basilicata, também chamada Lucania, é uma região de colinas áridas e montanhas que podem ser consideradas frias para uma região tão meridional.
Nas regiões mais altas os vinhos são sensívelmente melhores.
A variedade Aglianico, foi trazida pelos gregos provavelmente nos séculos 6 e 7 antes de Cristo. O nome é derivado de Helênico.
Nas encostas do vulcão do Mont Vulture, se produz um tinto robusto, encorpado e bom de guarda.
Existem também vinhos de sobremesa e até espumantes, mas os vinhos com as inscrições Vecchio ou Riserva, envelhecidos em barricas, são os mais considerados.
A Aglianico também é a estrela da única IGT da região (IGT Basilicata), particularmente na região de Matera, onde se produz vinhos tintos com Sangiovese e Montepulciano.
Os brancos mais interessantes são os Moscato e os Malvasia (doce).
Enfim, lá existe apenas uma DOC -Aglianico del Vulture e uma IGT - Basilicata.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...