terça-feira, agosto 24, 2010

O Brasil e Seus Melhores Vinhos do Mundo!

Não sei se isso é uma mania nacional, não sei se é complexo de inferioridade, auto-afirmação ou simplesmente esperteza.
A verdade é que muitos brasileiros adoram falar em melhores do mundo. Até aí nenhum problema, o melhor carro do mundo, o melhor avião, o melhor jogador de futebol...
O melhor vinho?
Não, aí não!
Podemos falar do vinho mais caro, o mais raro, o mais alcoólico, mas o melhor do mundo não.
Este melhor do mundo simplesmente não existe.
Não é possível medir isso. Por questões de paladar, questões quantitativas e até por questões éticas.
Como dizer que algo é o melhor do mundo se não conhecemos todos?
Como conhecer todos?
Impossível!
Claro que na publicidade temos até o melhor Merlot do mundo, o melhor espumante segundo Ronnie Von. Sim o apresentador apresenta o espumante Salton como o melhor do mundo.
É fácil explicar. Existem vários concursos e degustações pelo mundo. Milhares!
Quem participa delas?
Quem quiser enviar amostras. Quem precisar enviar amostras.
Quando falamos de espumantes, e eu sou um fã confesso dos espumantes brasileiros, não podemos esquecer que os Champagnes são incomparáveis. Depois aparecem alguns Franciacorta (italianos) fantásticos, Cavas espanholas, e claro, nossos espumantes.Falar do melhor Merlot do mundo beira a brincadeira. Para se ter uma ideia, a terra da Merlot é simplesmente Bordeaux. Na margem direita do Rio Gironde os vinhos produzidos com a Merlot são simplesmente incomparáveis. Ouso dizer que o pior vinho da pequena Pomerol, é melhor do que a maior parte dos vinhos elaborados com a variedade no resto do mundo. Afirmo com todas as letras que nenhum crítico sério é capaz de dizer com certeza: Este é o melhor Merlot do Mundo!
Os vinhos brasileiros estão cada vez melhores, já escrevi aqui mesmo neste blog que já não engatinhamos mais. Caminhamos a passos largos, com vinhos que podem muito bem atingir os 90 pontos em grandes revistas internacionais. Mas é só!
Melhor do mundo, deixa para o futebol!

Para Joseph Meio Trabalho não Existe. Nem Trabalho Quase Perfeito!




O Languedoc é uma região única. Seu povo então, nem se fala!
Joseph é um cabeça dura. Uma pessoa determinada, sonhadora e realizadora de sonhos. O sonho de fazer um guia com todos os vinhos da região, provados apenas por ele, é um desafio que provoca risos e dúvidas em todos. Não para quem conhece Joseph. Um homem de estatura baixa, barba branca bem grande e olhos azuis que segundo ele, pegou a cor emprestada do mar da Côte D'Azur.
No primeiro ano Joseph percorreu diversos Domaines, provou mais de mil vinhos diferentes, mas quando chegou Outubro, prazo dado pelo editor, faltava 1/3 dos vinhedos da região.
-Ótimo! disse o editor.
Péssimo, disse Joseph.
O determinado do Languedoc não deixou que o guia fosse impresso e jogou todo o trabalho fora.
Começou então provando a nova safra. Provou uma variedade incrível de vinhos. Uma amostragem jamais vista. Outubro chegou e Joseph pediu mais alguns dias. Provou vinhos desde ao começo da manhã até a noite. Provou até o começo de Novembro. Dessa vez chegou a 95% de todos os produtores da região. O editor ficou em polvorosa, feliz da vida.
Joseph apenas disse:"Não existe guia, assim como não existe trabalho pela metade. O melhor vinho pode estar nos 5% que não provei. Não teremos guia"
O editor chamou Joseph de louco e desistiu.
Joseph não. Não era de desistir. Seguiu mais uma safra do começo ao fim. Provou, provou, provou...
O melhor vinho do guia estava nos 5% que ficaram de fora no ano anterior. O guia ganhou todos os prêmios possíveis. O novo editor era ele próprio. Joseph ganhou fama. Mas não era isso que buscava. Joseph ganhou respeito e admiração dos produtores.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...