sexta-feira, maio 28, 2010

Matetic na Grand Cru

Matetic se pronuncia la Matetich. Jorge Matetic é nome de um croata que resolveu comprar vinhedos no Valle de San Antonio e praticar a agricultura biodinâmica.
Alguns vinhedos fica a 9 quilômetros do mar e os mais distantes a 18 quilômetros.
São pioneiros na cultura biodinâmica no Chile. A opção foi com a intenção de refletir no vinho a força do terroir.
A enóloga Paula Cárdenas, que já trabalhou na Viña Errazuriz e também na William cole, explicou que a mudança de importador deve tornar os vinhos mais baratos. A linha principal, EQ, significa equilíbrio.
Foi o que mostrou meu vinho preferido da degustação. Justamente o mais barato. O EQ Sauvignon Blanc 2009 custa 59 reais e é um vinho para comprar em caixa.
Mostra toda a tipicidade da Sauvignon Blanc. Tem cor bem clara. No nariz, ervas, maracujá e pedra de isqueiro. Na boca tem uma acidez maravilhosa, um equilíbrio e elegância de vinhos mais caros. Bom corpo, volume e final longo e refrescante.
O Corralillo Syrah 2008 também é uma boa compra. Custa 85 reais. No nariz frutas negras e especiarias. Na boca é macio, equilibrado, com notas de pimenta. Final longo. Deve envelhecer bem.
O EQ Syrah 2007 deve envelhecer mais um pouco. Um vinho de raça. Um vinho com notas de cereja, ameixa preta e pimenta branca. Deve melhorar muito nos próximos 5 anos.
O Corralillo Corte 2007 foi elaborado com 44% de Cabernet Franc, 30% Merlot e 26% Malbec. Bem equilibrado, elegante, com notas de cereja, baunilha e especiarias. Boa relação preço qualidade. 85 reais.
O EQ Pinot Noir 2008 não tem cor de Pinot Noir. Tem as notas de morango e framboesa no nariz, mas perde a tipicidade na boca. É um bom vinho, mas se você procura um Pinot Noir típico não é esse. Custa 130 reais.
www.grandcru.com.br

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...