quarta-feira, maio 19, 2010

Decanter Wine Awards 2010

A revista inglesa Decanter divulgou a lista do Wine Awards 2010. Veja a lista completa: http://www.decanter.com/worldwineawards/2010/results.php

Camigliano no Parigi

A Casa Flora escolheu o excelente Restaurante Parigi, em São Paulo, para apresentar os Brunellos e IGTs da Azienda Camigliano.
O Brasil está entre os 5 principais mercados da vinícola. Os 92 hectares de vinhedos, colocam a Camigliano entre os grandes produtores da região. Uma porção de terra que poderia ser normal em países do novo mundo, em uma terra onde o hectare custa 500 mil Euros, 92 hectares passa a ser uma eternidade.
Ainda mais se levarmos em conta a adega subterrânea. Uma obra de engenharia para deixar qualquer um impressionado. São 5 andares em baixo da terra. Cinco andares de tecnologia para elaboração de vinhos.
São produzidas 350 mil garrafas, sendo a maior parte em Brunellos. A primeira safra, de 1966, ainda pode ser apreciada com muito prazer, explicou a representante da vinícola.
Isso mostra o potencial de guarda destes vinhos da pequena e ao mesmo tempo grandiosa (pela qualidade dos vinhos) Montalcino.
Camigliano fica a poucos quilômetros de Montalcino e tem menos de 50 habitantes (isso mesmo, não é nenhum engano).
O Rosso di Montalcino 2008 passou 6 meses em barricas francesas e mais 6 meses em garrafa.
Um vinho fácil de beber, sem grande complexidade, ótima acidez e muita fruta. O preço é ainda melhor: 66 reais (ótimo preço).
O Brunello 2003 é um vinho e uma safra difícil. Calor extremo que obrigou a vinícola a engarrafar menos garrafas que o habitual para conseguir um vinho equilibrado.
No nariz frutas vermelhas maduras, floral e couro.
Na boca tem boa acidez, algo pouco esperado em safras muito quentes, mas que pode ser explicado pela boa acidez natural da Sangiovese.
Custa 161 reais (barato para um Brunello).
O Brunello di Montalcino Gualto Riserva mostrou complexidade no nariz. Junto com as notas de geleia de frutas vermelhas, toques de baunilha e chocolate.
Na boca é macio, aveludado, bem elegante e equilibrado. Final persistente. 260 reais.
O Poderuccio 2007 é um IGT (utiliza as uvas que quiser sem poder utilizar a sigla DOC - Denominazione di Origine Controllata).
60% de Sangiovese, 20% de Merlot e 20% de Cabernet Sauvignon.
A cor rubi mostra alguns reflexos violeta.
No nariz ervas, cereja e cassis.
Na boca tem corpo médio, bons taninos e média persistência.
54 reais (ótimo preço).
O Cabernet Sauvignon Sant´Antimo "Campo ai Mori" 2006 mostrou a tipicidade da variedade francesa com uma maciez e elegância notável.
No nariz notas de amora, couro e tabaco.
Na boca mais uma vez uma boa acidez e um longo final.
83 reais (bom preço!)
Destaco os preços dos vinhos que mostram uma boa relação qualidade/preço, que são uma marca da Casa Flora.
www.casaflora.com.br

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...