quinta-feira, maio 06, 2010

Mais Fotos da Expovinhoff

Grandes vinhos! Como o Planeta da Sicilia
O Staff
Fernanda e Miriany
Apresentação de Claude Fonquerle
A ajuda preciosa do Daniel Perches

100 % Xavier Blanc - Vin de Table - Rhône - França
















Esse cara acima é o Xavier Vignon. No Rhône todos conhecem ele. É enólogo consultor de mais de uma centena de vinícolas. Tem no curriculo de consultor uma nota 100 de Robert Parker e outras 97/100, 98/100, e assim vai.
Com tamanho sucesso Xavier (em Frances se fala gzavier) resolveu engarrafar vinhos elaborados por ele com uvas de clientes importantes com a sua assinatura.
A Cantu importa os vinhos de Xavier para o Brasil. Este não!
Este é o branco chamado 100% Xavier. No rótulo, nenhuma informação sobre as variedades utilizadas. Também não há safra específica (é um Vin de Table, a legislação permite mistura de diversas safras), mas está no contra rótulo: 20% paixão, 20% coração, 20% sonho, 20% corpo, 20% espírito.
Na verdade é um corte de 7 variedades da região: maior porcentagem para Chardonnay e depois Roussanne e Marsanne, Viognier, Grenache Blanc, Bourboulenc e Vermentino.
No nariz flores, frutas vermelhas (isso mesmo), tuti fruti (que os americanos dizem Candi), pera, maçã verde, abacaxi, pão tostado, uma festa.
Na boca notas confirmando o tuti fruti, mineral, especiarias e bom frescor, bom equilíbrio e elegância. Tem corpo médio e final longo.
Está na lista dos 250 melhores vinhos do guia de OZ Clarke.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...