domingo, maio 02, 2010

Champagne parte 4 - A Elaboração



1-A produção de vinhos espumantes é um trabalho minucioso e preciso. O primeiro passo é a prensagem. Deve ser rápida para que o suco não fique com a coloração das uvas tintas (Pinot Noir e Pinot Meunier). Da primeira prensagem sai o suco chamado de Tête de Cuvée (usado para os melhores vinhos). São feitas mais 2 prensagens. A seguir é feita a fermentação alcoólica que acontece como em qualquer outro tipo de vinho. É a transformação do açúcar natural da fruta em álcool.


2-O segundo passo é o corte (assemblage em francês). Os vinhos de safras diferentes e de diferentes terroirs são misturados pelo enólogo. O que parece fácil, pode levar de um a dez dias, até que o enólogo encontre a mistura perfeita.


3-O terceiro passo é engarrafar. A Champagne é engarrafada com a levedura e o açúcar em garrafas provisórias e ficam armazenadas em caves de calcário, subterrâneas, a temperatura de 10 a 14 graus celsius.


4-O quarto passo é a segunda fermentação. A levedura transforma o açúcar em álcool. O dióxido de carbono (ou gás carbonico) não pode escapar da garrafa e se mistura ao vinho, se transformando nas borbulhas.


5-Depois vem a maturação. As rolhas são colocadas nas garrafas, que voltam ao repouso em caves de calcário.


6-Hora da Remuage. As garrafas ficam de cabeça para baixo em prateleiras onde permanecem por dois meses sendo giradas de duas em duas para retirar restos das leveduras das paredes das garrafas e direcioná-los para o gargalo. Neste momento o vinho já se tornou espumante.


7-Depois vem o Degorgement. O gargalo (sempre virado pra baixo) é mergulhado em salmoura a menos de zero grau, para congelar o liquido e os sedimentos que ficaram perto da tampa provisória. O gás carbônico expulsa a tampa e a parte congelada. A garrafa é completada com o licor de expedição, que é uma mistura de vinhos prontos.


8-Hora de colocar a rolha definitiva que só será aberta em alguma comemoração ou jantar romântico em algum lugar do planeta.


Saúde!!!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...