sexta-feira, março 05, 2010

Chile Perdeu Equivalente a 12,5% da produção de 2009 Com O Terremoto

Autoridades chilenas informaram que as perdas causadas pelo terremoto equivalem a 12,5% de toda a produção de 2009. 125 milhões de litros, entre os vinhos a granel, engarrafados e guardados. Em dinheiro, isso significa 250 milhões de dólares.
O número foi menor do que esperado no início e animou o setor que espera retornar a normalidade o mais breve possível. Os danos causados na infraestrutura das vinícolas ainda não foram avaliados. Os vinhedos não foram afetados e os sistemas de irrigação ainda não foram testados por falta de energia. Aos poucos as vinícolas estão voltando ao trabalho e os danos sendo reparados.

Variedades Pouco Conhecidas - Tazzelenghe

A Tazzelenghe é uma uva tinta autóctone do Friuli. Passou um período esquecida, mas voltou com força e atualmente é cultivada nas colinas de origem. O nome Tazzelenghe significa Corta Língua (tàce-lenghe) no dialeto friulano. O nome vem dos taninos duros que caracterizam a variedade. Quando o vinho é 100% Tazzelenghe, precisa de tempo em garrafa para amadurecer e diminuir a força dos taninos. Quando passa por madeira, ganha um bouquet bem amplo e agradável. É uma variedade difícil de domar (como a portuguesa Baga e a francesa Tannat) caso a maceração passe do ponto, o nome do vinho (corta língua) será imediatamente lembrado. Costumam dizer que devido a personalidade da uva, os vinhos elaborados com ela ou são amados ou odiados.

Maurleo Rosso 2005 - IGT Toscana - Itália


Produzido em San Miniato, na Toscana, com as variedades Sangiovese e Malvásia Nera em partes iguais.
São usadas leveduras indígenas na produção, depois passa 1 ano em barricas francesas e mais 6 meses em garrafa.
Tem cor vermelho rubi com reflexos violeta.
No nariz as frutas negras aparecem primeiro. Framboesa, groselha e cassis. Com mais tempo no copo, torrefação e especiarias.
Na boca é bastante agradável, aveludado, taninos bem finos e notas de baunilha. O final é longo e tem uma discreta doçura característica da Malvasia Nera.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...