sábado, fevereiro 27, 2010

Vinhos Biô. Bom Negócio!!!

O logotipo não deixa nenhuma dúvida: É um vinho Biô! Os franceses já se acostumaram a ver este símbolo nas garrafas de vinho e mais do que ver também compram. O símbolo é da Biovidis, negociante que distribui vinhos de agricultura biológica para toda a França e também para outros países. São 800 mil garrafas comercializadas por ano. Só vinhos "Biô" Os supermercados da França já possuem espaço exclusivo de prateleiras para esse tipo de vinho, que são cada dia mais consumidos na Europa. Na região parisiense então virou uma febre. Outra empresa: Latitude Biô, com sede na região de Bordeaux, foi criada por um grupo de viticultores que aceitaram a ajuda de Pierre Otmani para vender seus vinhos. O objetivo deles é vender 1 milhão de garrafas este ano. Tudo isso sem contar os produtores Biô que não fazem parte de nenhum grupo e vendem seus próprios vinhos. A taxa de crescimento no setor é de dois dígitos há 3 anos consecutivos.

Provei mais Alguns Vinhos da Cave Jado!


Na última quinta-feira nos reunimos mais uma vez no Empório Vila Buarque. Jeriel (www.blogdojeriel.com.br), Alexandre Frias (www.diariodebaco.com.br) e Vanessa, a Silvia (www.vinhoegastronomia.com.br), o Marcelo di Morais (www.marcelodimorais.com), o Ivan e a Dorothée da Cave Jado.
Mais uma vez a Cave Jado apresentou vinhos bons e baratos. Como conseguem?
Importam os vinhos que os franceses tomam na França, os vinhos que qualquer um no Hexagone (maneira comum entre franceses se referindo a forma geométrica do país) bebe dando de ombros para pontuações e guias. Cultural!
Diria meu amigo Gilles da Borgonha: Je m´en fiche de Parker (não estou nem aí com o Parker).
É isso, pontuações aumentam os preços, aumentam os lucros do produtor e o gasto do consumidor. Será que todos os bons vinhos já foram provados pelos críticos?
Hummm, acho que não!
Foram seis vinhos e vou escrever sobre eles aos poucos.
Começo hoje com o Cuvée Farandole 2007. Um vinho do Sudoeste da França, rotulado como Vin de Pays du Compte Tolosan.
Muscadelle 100%.
Não conhece a Muscadelle? Então prove!
Cor amarelo, claro.
No nariz abricó, pêra e flores brancas.
Na boca tem pouca acidez (característica da Muscadelle), é equilibrado e bastante agradável. Um toque mineral!
O preço é maravilhosos. Perfeito para quem quer conhecer a variedade, pois não é muito comum vinhos 100% Muscadelle e por esse preço então, nem pensar.
44 reais!
www.cavejado.com.br
Hoje tem degustação na Cave Jado, até as 16 horas.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...