sábado, fevereiro 06, 2010

Appellation Saint-Estèphe Controlée


Saint-Estèphe é a tradução perfeita do termo vinho de "terroir". A influência do solo é bem evidente na prova dos vinhos. O solo é composto de cascalho e argila. Mesmo sendo vizinho de Pauillac, os vinhos apresentam diferenças importantes. São vinhos de cor mais concentrada, robustos e tânicos, com agradável gosto de terra. Demoram mais para atingir a maturidade.

Appellation: Appellation Saint-Estèphe Controlée
Localização: Norte do Médoc, perto de Pauillac
Cidade: Saint-Estèphe
Solo:
cascalho, argila e areia
Superfície: 1.200 hectares
Produtores:
155
Produção: 9 milhões de garrafas
Variedades: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Petit Verdot, Carmenère e Malbec
Guarda: 5 a 30 anos (alguns mais)
Boas Safras: 2005, 2003, 2000, 1996, 1995, 1990, 1986, 1983, 1970
Aromas: Cassis, frutas vermelhas e pão torrado
Harmoniza bem com carnes vermelhas e carnes de caça

Vinho Biodinâmico, Arquiterura Bioclimática e Qualidade!

O vinho leva a novos conhecimentos. Eu nunca havia escutado nada sobre a arquitetura bioclimática. Li que o produtor de vinhos biodinâmicos da Alsace, Matthieu Boesch, construiu uma adega seguindo os conceitos da arquitetura bioclimática. Já provei um Gewurztraminer do produtor e gostei bastante. Ele investiu 320 mil euros na construção no Alto Reno. A cave bioclimática tem 600 metros quadrados e foi construída utilizando madeira, palha e pedra. Pesquisei sobre a tal arquitetura bioclimática e ela é realmente muito interessante. Depende do desenho, posição do sol e materiais como isopor, dispensa o uso de ar condicionado, aquecedor e ventilador. Os Biodinâmicos estão se superando!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...