quarta-feira, janeiro 20, 2010

Promoção na Vinci

Tem vinhos de 13 países e mais de 1200 rótulos. Vale a pena conferir!

Appellation Bergerac Controlée



Os tintos de Bergerac são bastante aromáticos. As variedades utilizadas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Côt (Malbec), Fer e Mérille.
Os rosés são frescos e frutados. São elaborados principalmente com Cabernet Sauvignon
.
Os brancos são secos e potentes. Precisam de tempo em garrafa para arredondar os taninos.
Appellation: Appellation Bergerac Controlée
Localização: Leste de Bordeaux, ao longo do rio Dordogne Cidade: Bergerac
Solo: Calcário
Superfície: 8.000 hectares
Produção: 42 milhões de garrafas (65% de tintos, 30% de brancos e 5% de rosés)
Variedades:(tintos e rosés) Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Mérille (Périgord), Fer Servadou e Côt (Malbec)
(brancos)
Sémillon, Sauvignon, Muscadelle, Ondenc e Chenin Blanc
Guarda: Tintos de 2 a 4 anos. Brancos e Rosés devem ser bebidos jovens
Boas safras:
2006, 2005, 2004

Aromas:
Frutas negras, vermelhas e baunilha
Os tintos harmonizam bem com frango assado, Coq au Vin e queijo mozzarela. Os brancos harmonizam com peixes e os rosés são excelentes e refrescantes como aperitivo


Seja Infiel!!!

Pra quê !!! Uma amigA me disse isso assim que percebeu que diariamente (ou quase) escrevo sobre uma região diferente onde se produzem vinhos fantásticos. É justamente pra ele e tantos outros que pensam como ele que escrevo sobre as regiões. Entendo que a diferença dos vinhos e a graça da bebida mais antiga do mundo está no terroir, e como diz o ditado: "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Não sou contra os vinhos argentinos chilenos, nem de nenhum lugar. Muito pelo contrário, sou a favor de todos os vinhos! Acontece que por uma questão de impostos os vinhos do Mercosul são mais baratos e por isso se pegarmos um valor "x" para comprar um vinho razoável acabamos num vinho do Mercosul. Também por este motivo os importadores se acomodaram (com algumas exceções) e só trazem vinhos de regiões que vendem mais (business is business!), claro que ninguém quer perder dinheiro. Por isso cabe a nós, que escrevemos e divulgamos os vinhos, avisar aos iniciantes que existem vinhos muito bons de algumas regiões que são desprezadas pelos importadores brasileiros. Se o consumidor procura, o importador importa e todos nós teremos uma variedade maior nas prateleiras.  Seja infiel!!!

Cresce o Consumo De Vinhos Finos Brasileiros

A crise de 2009 parece que foi mesmo uma marolinha. No mercado de vinhos finos então nem isso. Foi uma navegação em águas tranquilas. Entre os vinhos finos elaborados no Rio Grande do Sul (90% da produção nacional), o crescimento foi de 14,6%.

Entre os espumantes (dados apenas dos vinhos elaborados no Rio Grande do Sul) o crescimento foi de 18,25% na comparação com 2008.

Nada mal!!!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...