terça-feira, dezembro 29, 2009

Vinhos de Paris!!!

Apenas 5 quilômetros separam SURESNES da Torrre Eiffel.
É assim, ao lado de Paris que 4800 pés de vinhas esperam por um enólogo.
Um hectare, com vista para a igreja de Sacré-Coeur e Torre Eiffel.
A adega foi construída seguindo as ordens do enólogo Jacques Puisay. É a única localizada na Ile-de-France que segue a filosofia dos vinhos de artista. Os proprietários esperam conseguir do Instituto Francês do Vinho, uma identidade geográfica protegida.
A colheita de 2009 deve render 6.000 garrafas, que serão vendidas nos mercados, no escritório de turismo e via internet. Essas vinhas tem história!
No final do império romano, um decreto autorizou a população de Lutécia (antigo nome de Paris) a plantar vinhas. Muitos romanos que ficaram desenvolveram a cultura que depois perdeu espaço para a cidade. Em 1926, o arquiteto Henry Sellier, adquiriu um terreno para conservar a parcela de vinhedos. Replantados em 1960 por Etienne Lafourcade, membro do partido comunista e neto de um chefe de cave de Bordeaux.
As vinhas são de Chardonnay 85% e Sauvignon Blanc 15%. São as maiores da região (1 hectare). Existem outras sete na região parisiense. Em Bagneux, Clamart, Issy-les-Moulineaux, Courbevoie, Rueil-Malmaison, Chaville, et Meudon. Até o bairro de negócios de La Défense possui suas vinhas, e pasmem, são "Biô". Os vinhedos do le Clos de Chantecoq, foram plantados por um órgão público em 2007. São 350 pés de Pinot Noir e 350 de Chardonnay (dá pra fazer um espumante). Como as vinhas são novas, a primeira colheita deve acontecer agora, em 2010.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...