segunda-feira, dezembro 28, 2009

Beaujolais


Beaujolais fica na Borgonha, ao sul. É o distrito mais ao sul da Borgonha.
Uma brincadeira para premiar os trabalhadores da colheita virou uma arma de marketing que depois do sucesso veio a generalização. Os vinhos Beaujolais nouveau, foram criados para representar uma festa dos vinhedos, viraram sucesso mundial e depois caíram em desgraça, Basta falar em Beaujolais e todo mundo pensa no Nouveau.
Os vinhos e de Beaujolais, produzidos com a Gammay, são leves e frutados. Devem ser consumidos jovens e ligeiramente frescos, 14 graus.
Mesmo assim os vinhos são divididos em quatro categorias: Cru Beaujolais, produzido em uma das 10 vilas do norte onde o solo de granito oferece mais qualidade para a Gammay. São as vilas de Broully, Côte de Broully, Morgon, Chénas, Chiroubles, Fleurie, Juliénas, Moulin-à-Vent, Regnié et Saint-Amour.
Outra categoria é o Beujolais, Parte setentrional do distrito onde o solo é calcário.
Beaujolais supérieur, na mesma região, mas com teor alcoólico mais alto. E por fim Beaujolais-Village, produzido em 39 vilas, tem solo de granito e areia, que contribui para os aromas de cassis e morango nos vinhos produzidos por lá
O importante é não ter preconceitos quando o assunto é vinhos. São 1250 produtores só em Beaujolais villages. Não vale dizer nada antes de provar. seja o vinho que for, de onde for. Elaborado com uvas viníferas, é claro!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...