sábado, dezembro 12, 2009

Raiano Irpinia 2003 IGT - Villa Raiano - Itália


Vinho elaborado com Aglianico 100%.
Os vinhedos de 30 anos e estágio de 8 meses em barricas novas francesas.
A cor é rubi. No nariz é um vinho com notas florais, alcaçuz, cravo, cereja...
Na boca é macio e muito elegante. Lembra um bordeaux. Incrível, já que as uvas possuem características diferentes, tivesse Merlot no corte, como alguns IGT de Aglianico, estaria explicado, mas ó rótulo indica 100% Aglianico. Talvez a madeira francesa nova seja a responsável. O vinho é macio, com final longo, taninos finos e notas de pimenta negra.
Importado pela D'olivino www.dolivino.com.br

Ingleses Combatem o Alcoolismo com Aula de Degustação de Vinhos!

As grandes ideias estão sempre mais próximas do que parece. Os problemas de alcoolismo preocupam os britânicos, por isso a professora Rachel Huntley, resolveu inovar e criou o primeiro clube de degustação de vinhos em uma escola. A Malvern St James School for Girls, em Worcestershire é uma escola tradicional e com esta medida se tornou pioneira na educação e prevenção contra o alcoolismo. A partir dos 16 anos, as alunas já participam da escola. Com isso, as adolescentes se afastaram da cultura de consumo dos adolescentes que procura beber o máximo no menor espaço de tempo, justamente para ficar bêbado. A professora disse que a ideia é introduzir as meninas e seus amigos aos bons vinhos, mostrar a complexidade, ensinar e desenvolver o interesse pela elaboração dos vinhos e mostrar que o é no consumo moderado que está o grande prazer. Segundo ela, quem conhece a bebida mais cedo, com a aprovação dos pais, tem menos chances de se tornar viciado em álcool. Nas aulas são debatidos vinhos e regiões, muitas vezes acompanhados da culinária da região. Também na Inglaterra o consumo de bebidas alcoólicas para menores de idade é proibido, mas no caso das aulas, em ambientes reservados e controlados a iniciativa foi aprovada.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...