segunda-feira, novembro 30, 2009

Crémant d'Alsace Appellation Alsace Controlée

O Crémant d'Alsace é um espumante elaborado da mesma forma que as champagnes, só que na região da Alsace. As variedades utilizadas são: Pinot Blanc, Pinot Gris, Pinot Noir, Riesling e Chardonnay.
O nome Crémant também é utilizado para os espumantes da Borgonha, Loire, Bordeaux e outras regiões francesas, como o Crémant de Limoux do Roussillon.
Na Alsace o processo é sempre o Champenoise, método tradicional de segunda fermentação em garrafa (durante a segunda fermentação, com o vinho na garrafa, o produtor acrescenta a levedura e o açúcar, que produzem o gás carbônico que forma as bolhas enquanto o açúcar se transforma em álcool).
O Crémant d'Alsace é tradicionalmente delicado e leve.
A temperatura ideal de serviço é 7°C.
Appellation: Crémant d'Alsace Appellation Alsace Controlée
Villages: Barr, Bennwihr, Eguisheim. Ingersheim, Riquewihr, Wintzenheim, etc
Produção: 15 milhões de garrafas
Variedades: principalmente Pinot Blanc, mas também Pinot Gris, Pinot Noir et Chardonnay
Tipo de vinho: Branco espumante e em menor quantidade Rosé espumante
Guarda: até 5 anos
Boas safras: 2005 e 2007
Aromas: Frutas Vermelhas, Abricó e Amêndoas
Harmoniza bem com sobremesas e com o queijo Langres

Feira Biô Em Montpelier, França

A Millésime Bio foi criada em 1993 por alguns viticultores do Languedoc-Roussillon para tornar seus vinhos de agricultura biológica mais conhecidos, além de apresentar a nova safra ao mercado.
O evento cresceu bastante mas a simpatia dos expositores continua a mesma. A feira sempre acontece no mês de Janeiro, reunindo um grupo bastante representativo de produtores de vinhos biô.
400 produtos diferentes, de grandes nomes da agricultura biológica da França, Itália, Espanha, Suíça, entre outros, participam do evento.
O MILLESIME BIO 2010 acontece nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro no Parc des expositions de Montpellier, França.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...