domingo, outubro 11, 2009

Dolceto 2009- Giusepe - Italia


Vinho feito com 100%

Casa Flora Vai Levar O Vinho Da Copa Para o Encontro Papodevinho!

O vinho oficial da Copa 2010 na África do Sul é o Nederburg.
A vinícola tem mais de 200 anos de tradição. O vinho da Copa é uma edição especial com um branco, um tinto e um rosé. A garrafa tem o símbolo oficial da FIFA e um design exclusivo para celebrar o maior evento futebolístico do mundo. Isso deve atrair também colecionadores de garrafas e rótulos. O branco é de Sauvignon Blanc e o tinto de Carbenet Sauvignon. Além dos vinhos da Copa a Casa Flora deve levar o Marques de Tomares Excellence, um ótimo vinho da Rioja elaborado com Tempranillo e Graciano, e o Maravilhoso Marques de Borba do famoso João Portugal Ramos, um dos maiores nomes do Alentejo.

A Temperatura dos Vinhos é Importantíssima e Nem Sempre Levada A Sério!

Outro dia em um lugar onde se vai exclusivamente para beber vinhos vi um branco mergulhado num balde de gelo a ponto de congelar. É bom lembrar que vinho não é cerveja! O quanto mais gelado melhor torna o vinho sem equilíbrio e alcoólico, além de deixar as papilas gustativas adormecidas pelo frio. No caso contrário, baixas temperaturas, também tiram o equilíbrio do vinho. Na maioria das vezes os aromas desaparecem. A temperatura ideal depende da estrutura do vinho, da complexidade e do equilíbrio. Quanto mais estrutura nos taninos ou complexidade, mais aumenta a temperatura ideal para o serviço.

Geralmente um vinho mais encorpado deve ser servido de 2 a 4 graus acima de um vinho simples para o dia a dia.

Uma tabela ajuda:

Brancos

6°C Vinhos licorosos
7-8°C Champagnes simples ou vinhos frisantes, Muscats e Vinhos licorosos simples
9-10°C Alsace vendanges tardives, Vinhos doces, Vinhos brancos secos leves ou ácidos.
11-12°C Vinhos brancos secos, Vins brancos demi-secs, vouvray, pinot gris d’Alsace, gewurztraminer. Champagnes safrados, vinhos licorosos especiais e vinhos botritizados.
13-14°C Grandes vinhos brancos.
15-16°C Vinos envelhecidos.

Rosés:

7-8°C Champagnes rosés simples e outros rosés espumantes.
9-10°C Rosés leves.
11-12°C Champagnes rosés safradas e Vinhos rosés classicos.
13-14°C Clarets de Bordeaux, rosés estructurados e Bourgognes rosés.

Tintos:

11-12°C Vinhos leves e fruitados.
13-14°C Beaujolais e vinhos pouco tanicos, Banyuls e outros vinhos doces naturais.
15-16°C Bourgognes, Rhône, Loire e vins de estrutura média.
17-18°C Bordeaux, todos os tintos estruturados e vinho do Porto.
19-20°C Vinhos excepcionais e evoluídos.

Importantíssimo:

O Balde de gelo provoca uma queda de temperatura muito brusca e nem sempre homogênea. Por outro lado, é ideal para manter a temperatura, sempre sob vigilância. Para os tintos o ideal é não colocar mais do que 3 pedras de gelo se for deixar o vinho dentro do balde. A geladeira baixa a temperatura mais devagar. Muito melhor!

Dicas:

Não esqueça que a temperatura do vinho na taça (principalmente no clima brasileiro) pode subir cerca de 2°C em poucos minutos. Evite: - variações muito bruscas de temperatura tanto para o frio como para o quente. - Caso esqueça a garrafa na geladeira, coloque em um balde com água a 25 graus ou jogue água quente em um decanter e depois transfira o vinho. - Não coloque vinho no congelador, o choque é violento!

Algumas medidas importantes utilizando a porta da geladeira: Para passar de: 11 para 8 graus leva-se 3 horas 14 para 11: 1 hora e meia 14 para 8: 4 horas e meia 20 para 14: 1 hora e meia 20 para 11: 3 horas 20 para 8: 6 horas

No caso contrário, se a temperatura ambiente estiver a 20 graus uma garrafa passa de 10 a 16 graus em 2 horas 10 a 18 em 3 horas 13 a 16 em 1 hora 13 a 18 em 2 horas 16 a 18 em 1 hora 12 a 13,5 em 30 minutos 12 a 15 em 1 hora

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...