sábado, agosto 22, 2009

A Champagne Encontrada no Naufrágio


A descoberta histórica das garrafas de Champagne em perfeito estado nas profundezas do Mar Báltico, é sem dúvida um fato importante para a história do vinho. A Maison Clicquot, afirmou que após examinar as garrafas chegou a conclusão que as bebidas não foram produzidas pela Maison. Segundo os especialistas da Maison Veuve Clicquot, as garrafas parecem muito com as produzidas no primeiro terço do século XIX.
A Veuve Clicquot pôde examinar uma das 30 garrafas encontradas em Julho num naufrágio próximo a costa da Finlândia a 55 metros de profundidade.
Após examinar a garrafa, chegaram a conclusão que pertenciam a uma Maison de Champagne châlonnaise que não exista mais. O chef de cave da Maison Veuve clicquot, após provar o vinho disse: "Para este vinho, o tempo parou."
Para ele as condições favoráveis do fundo do mar pararam a evolução do vinho.

O Vinho e o Azeite Fazem Bem à Saúde!

Os dois fazem parte da alimentação da humanidade há milênios. Existem muitas dúvidas sobre conservação e qualidade. O vinho por exemplo, deve ser guardado em temperatura constante e de preferência na casa dos 15, 16 graus, o azeite também! Luz do sol, nem pensar! Uma coisa porém coloca os dois em lados opostos: O grande vinho melhora com o tempo. O azeite não. Quanto mais jovem e fresco melhor! Os dois combinam quando o assunto é a cultura. Só se faz um grande azeite extra virgem com azeitonas intactas, em ótimo estado, sem que nenhum inseto tenha provado seu néctar. Os vinhos também precisam de boas uvas, por mais que a tecnologia tenha ajudado, não se faz bom vinho com uvas fora do amadurecimento ideal. O controle de temperatura na produção também é comum aos dois. Assim como o vinho, o azeite precisa de temperatura controlada desde que a fruta é moída até o final do processo. Sobre os beneficios à saúde, os dois também combinam. O vinho e o seu resveratrol estão constantemente nas revistas médicas e na mídia em geral por conta dos beneficios ao sistema cardiovascular, diminuição do colesterol ruim e tantas outras boas notícias. O azeite também previne doenças cardiovasculares, diminui o colesterol, a pressão arterial, melhora o funcionamento do estômago, melhora a pele e faz bem para a gengiva. Estudos também mostram o beneficio tanto do vinho quanto do azeite, na proteção contra alguns tipos de câncer.

CLAIRETTE - Características Olfativas

A CLAIRETTE está nos vinhos brancos do Rhône, Provence e Languedoc. Notas florais, de acácia e rosa e também de erva doce, anis, pêra, pêssego, abricó, maçã, mel, damasco, maracujá, melão, ameixa e lichia. É conhecida pela baixa acidez e alto teor alcoólico. O que no passado era considerado trunfo hoje para muitos é um defeito. O cultivo da variedade vem caindo.

Prêmio Master Blog

Recebi este selo da querida Raquel do Blog Des Limites do Ser. Um blog que gosto muito! Poesia pura! O recebimento do selo inclui as seguintes regras (para quem quiser incluí-lo em sua página virtual): 1. Postar o selo. 2. Colocar no seu post o nome do blog que te indicou ao prêmio. 3. Escrever uma mensagem de agradecimento ao blogueiro que te indicou. 4. Abaixo do selo descrever 5 características suas. 5. Indicar o prêmio a 5 ou mais blogs para receber o selo. Minhas cinco características 1. Bem humorado 2. Louco por viagens e vinhos 3. Falante 4. Trabalho muito 5. Gosto de ler e escrever Meus indicados são: blogdopepino.zip.net enoblogs.com.br deslimitesdoser.blogspot.com umpaposobrevinhos.com.br nossovinho.com diariodebaco.com.br vivendovinhos.blogspot.com vinhosdecorte.com.br

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...