quarta-feira, agosto 05, 2009

A Interfood Mostrou Que Os Vinhos das Bodegas Pascual Toso Estão Entre Os Maiores Da Argentina!

Há 10 anos as bodegas Pascual Toso resolveram levantar a poeira e partir dos vinhos de grande produção e qualidade duvidosa para os vinhos de primeira linha. Em 2001 Paul Hobbs, um californiano que gosta de futebol americano e faz vinhos como poucos, veio reforçar o time junto com o enólogo Rolando Luppino. Paul Hobbs não é daqueles que dá dicas por telefone e assina as obras prontas. Mostra presença em Mendoza pelo menos a cada 3 meses. Gosta da Argentina!
Trabalhou com Nicolas Catena, Robert Mondavi e trabalha como consultor de vinícolas até na Hungria. A Interfood Classics traz os vinhos e trouxe também Paul Hobbs para mostrar seu conhecimento e simpatia para os jornalistas brasileiros.
Não haveria lugar mais agradável que o Dalva e Dito, com harmonização dos pratos assinada pelo grande Alex Atala. Salada de lagostim, canjiquinha com cogumelos, confit de pato com farofa de banana e lombo de cordeiro com pupunha ao forno acompanharam os vinhos com perfeição.
Atala é um dos orgulhos brasileiros, chefe tupiniquim que figura entre os maiores do mundo, não precisa comentar!
Então vamos aos vinhos:

A degustação começou em grande estilo!
Toso Reserva Malbec 2007.
Um Malbec de cor rubi cheio de frutas, amoras, groselha, cassis e um conjunto de especiarias com uma pequena predominância de cravo. Na boca vinho mostrou equilíbrio e os 12 meses que passou por barrica francesa adicionaram toques de baunilha e alcaçuz. Um vinho bem acima de sua faixa de preço. Custa 57,50 e poderia custar mais.

Passamos para outro Malbec, este chamado reserva alta, também 2007. A cor é bem parecida com o primeiro, aliás todos os vinhos provados possuem a mesma matiz. O reserva alta mostrou aromas de mirtilo, amora, tabaco e torrefação. Na boca mostrou potência e taninos bem trabalhados. Passou 1 ano por barricas francesas de primeiro uso. Tem força para envelhecer. Custa 90,75 reais.


Pelo mesmo preço o Alta Reserva Syrah 2006 tem cor um pouco mais escura e reflexos violeta. No nariz as especiarias estão mais presentes que nos vinhos anteriores. Pimenta, canela e coco. Mais um tempo no copo e vem um toque de menta e alcaçuz. Mais complexidade!
Na boca é elegante e potente ao mesmo tempo. Quem sabe é a idade! Final longo!


Pulamos de faixa de preço (148 reais) e sentimos a qualidade do Finca Pedregal 2005. Corte com 70% Malbec e 30% Cabernet Sauvignon. Passou 18 meses em barricas de carvalho frances (Malbec) e americano (Cabernet Sauvignon). No nariz as frutas dominam logo de cara! Cereja, cassis, amora, groselha...
O vinho foi decantado e mostrou mais complexidade aromática. Couro, chocolate e caramelo.
Na boca é bastante equilibrado e tem uma elegância dos grandes vinhos do velho mundo (quando jovens). Deve melhorar ainda mais. Super vinho!

O vinho principal das Bodegas Pascual Toso é o Magdalena Ultrapremium 2005. Um vinho de 298 reais com 90% de Malbec e 10% de Cabernet Sauvignon. Passou por carvalho frances de primeiro uso por 18 meses e ainda passou um ano em garrafa. No nariz senti mais intensidade nas frutas e outra vez o chocolate, café torrado e baunilha. Na boca mostra taninos com capacidade de envelhecer mais 7 ou 10 anos. Tem força!
No momento não mostra superioridade em relação ao vinho anterior, mas promete melhorar!
O final é bastante longo.

www.interfood.com.br

No Chile a Colheita Foi Melhor Que Em 2008!

Vinhedo Chadwick - Errazuriz O crescimento foi de 13,6 %. Destaque para os brancos de Chardonnay e Sauvignon Blanc, e tintos de Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. As informações são do Ministério da Agricultura do Chile. Foram 986,9 milhões de litros de vinho. A colheita terminou em maio.

Touriga Nacional - Características Olfativas

A TOURIGA NACIONAL já conquistou o mundo. É uma variedade portuguesa de altíssima qualidade e baixíssima produção. A Touriga Nacional dá vinhos de cor escura, encorpados, poderosos e muito aromáticos. Tem frequentemente notas florais, principalmente violeta, frutas como amora, mirtilo, cereja, groselha, especiarias e ervas. Quando envelhece em boa madeira aparecem aromas de cacau, chocolate e torrefação. Tem ótimos taninos e envelhece muito bem. No Brasil está sendo bastante cultivada tanto no nordeste, pela portuguesa Dão Sul, como no extremo sul, sendo inclusive uma das variedades do corte do vinhos Sesmarias, lançamento da Miolo para 2010, que promete ser o melhor vinho brasileiro. Outras vinícolas brasileiras também elaboram vinhos com a Touriga Nacional.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...