segunda-feira, agosto 03, 2009

O Vinho é uma Lição de Humildade!

Sabe quantas variedades de uvas viníferas existem? Nem se sabe ao certo. São mais de 1500 usadas na produção de vinhos nos dias de hoje e cerca de 2000 conhecidas e catalogadas. Você já ouviu falar na maravilhosa casta branca do Douro Códega de Larinho? Pois é, no Douro ela é bem conhecida entre os viticultores, é maravilhosa! Se considerarmos as possibilidades de cruzamento (como no caso da Pinotage, por exemplo) chegaremos a um número infinito, que garante vida e novidade para séculos de copos e garrafas. É difícil até para um Master of Wine (e eles sabem bem disso) dizer que sabem muito sobre vinhos. O vinho é mais complexo e mais simples que se imagina. Se pensarmos em entendê-lo é complexo demais, porém se pensarmos em bebê-lo, é muito simples. Não se acanhe nunca em comprar o vinho que gosta, nem diante de um enochato, não se acanhe na hora de perguntar algo que lhe interesse, aproveite seu vinho! Caso alguém esnobar você, sorria por dentro. Esse alguém realmente não entende o espírito do vinho. É preciso entender de feijoada para saborear o prato? Pois é, Aproveite seu vinho! Caso descubra aromas, sabores e diferenças talvez o proveito será maior.

Cinsaut - Características Olfativas

A CINSAUT é cultivada principalmente no Languedoc, na Provence e no Rhône, porém é cultivada em diversas partes do mundo e até em países não muito tradicionais, ou pouco divulgados como Marrocos, África do Sul e Líbano. É mais leve e suave que as outras uvas do Languedoc e do Rhône, por isso mesmo tem boa importância no corte, já que suavisa os excessos das outras castas. Os vinhos do Minervois e Côtes-du-rhône utilizam a Cinsaut. Encontramos normalmente notas de amora, morango, framboesa, groselha, violeta, rosa, especiarias, terra, avelã e alcaçuz.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...