domingo, agosto 02, 2009

Mercado Forte! Vinho Magazine, Wine Style, Adega, Vino, Prazeres da Mesa, Gula e agora Gosto.


As revistas dedicadas ao vinho e também a enogastronomia, mostram como é grande e como cresce este mercado no Brasil. Vale dizer que as revistas são de altíssimo nível, umas melhores outras piores, mas todas excelentes. No final de Julho foi lançada a Revista Gosto. A julgar pelo trabalho do responsável J.A. Dias Lopes já se imagina a importância da publicação. Comprei a revista na quinta-feira e fiquei impressionado com a qualidade tanto gráfica como editorial. Poucos países no mundo contam com tantas revistas dirigidas ao vinho, aliás nem com tantos rótulos e opções como temos. É um caminho sem volta!
Os números insignificantes de consumo por pessoa no Brasil vão crescer, as opções de rótulos também, assim como a qualidade dos vinhos nacionais que já evoluíram muito e devem evoluir ainda mais. Leio todas as revistas e também as publicações especiais como o Guia 4 Rodas, Go where e tudo que publicam sobre o assunto. Falta o governo baixar os impostos, falta desburocratizar e não criar dificuldades, falta também mostrar que o vinho é pra todos, por 30 reais se compra um bag in box de 3 litros de um vinho para o consumo diário. Se calcularmos 2 taças por dia, o vinho fica mais barato que a cerveja. Parabéns a revista Gosto! Vida longa pra todas elas e que haja espaço pra todos!

Prova Régia Bucelas Arinto 2006 - Quinta da Romeira


Este é um bom exemplo da variedade Arinto. Um vinho refrescante para o dia a dia que foi indicado como "Top Value" pela Wine Spectator.
Tem 12,5% de álcool e não passou por madeira.
No nariz, maracujá, flores, outras frutas cítricas e um leve apimentado.
Na boca vem a acidez maravilhosa característica da casta e notas minerais. É mesmo crocante!
Bastante intenso e longo final. O preço é bem interessante: cerca de 50 reais na Mistral. www.mistral.com.br

Arinto - Características Olfativas

A ARINTO é uma variedade branca com ótima acidez que permite bom envelhecimento dos vinhos em barrica. É bastante cultivada e melhor na sua região de origem, Bucelas, em Portugal. Os vinhos brancos elaborados com Arinto, são marcados pela acidez crocante, corpo, final de boca longo e a evolução com o envelhecimento. Os aromas são de limão, lima, abacaxi, maracujá e pêssego.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...