quarta-feira, julho 29, 2009

O Aquecimento Global Dá Sinais No Rhône!

A colheita deste ano no Rhône pode ser antecipada. Se levarmos em conta a temperatura até o dia de hoje o aumento é de 0,4 graus Celsius em relação a média de todos os anos. O crescimento das vinhas tem sido rápido. Desde Outubro do ano passado a insolação é parecida com a de costume, mas o vento Mistral está muito mais presente. A noticia boa é que a situação geral das vinhas no que se refere a pragas, é muito melhor que em 2008.
De oito meses pra cá a densidade pluviométrica é de 646 milímetros, 25% mais que o normal. O calor é que aumentou, mas está no mesmo nível de 2003. O crescimento das vinhas pode adiantar a colheita, seguindo o mesmo ritmo, em oito dias.
É preciso acordar para o problema, caso contrário algumas regiões tradicionais perderão sua importância drasticamente nos próximos 50 anos. Quero que meus netos possam provar um autêntico Syraz do Rhône, um Chateuneuf-du-pape, um Hermitage... Ainda é impossível falar sobre a qualidade da safra, se continuar assim pode ser até excelente, o caso é o ritmo do aquecimento que pode prejudicar colheitas futuras.

Chenin Blanc - Características Olfativas

No Loire é normalmente chamada CHENIN, o Blanc muitas vezes é desnecessário. É uma variedade bastante aromática e muito complexa. As notas florais são incomparáveis. Acácia, madressilva, capim limão (citronela) e grama cortada e palha molhada. Claro que quem não conhece o cheiro destas flores e ervas não vai perceber nada, por isso se quiser aproveitar bem o mundo do vinho comece a colocar o nariz para funcionar, cheire tudo, como um perdigueiro! Entre as frutas: maçã verde, casca de limão, melão e grapefruit. Não acabou, a complexidade desta variedade e a falta de conhecimento dos brasileiros sobre os vinhos do Loire merece que se vá até o final. Amêndoas doces, canela e cravo. Quando estiver presente em vinhos licorosos apresenta notas de mel, marmelo, frutas cristalizadas e pêra. Os brancos do Loire merecem mais divulgação no Brasil!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...