terça-feira, junho 16, 2009

O Professor Glories Morreu!

Quem passou um dia por Bordeaux e conversou com enólogos e produtores sobre cultivo das vinhas e época da colheita, certamente ouviu falar no professor Yves Glories. Ex-director da Faculdade de Enologia de Bordeaux, Yves Glories será enterrado quarta-feira, no cemitério Gironde Andernos. Enólogo e professor de enologia muito conhecido fez parte da brilhante escola de Bordeaux, onde estiveram ( junto com ele ou antes dele), Peynaud, Dubourdieu, ou Rolland Ribéreau-Gayon, todos vinicultores de reputação mundial. Yves Glories desenvolveu um método confiável para a análise da maturação das uvas, muito bom para decidir a data correta da colheita. O "Método Glories" é hoje conhecido e praticado em todo o mundo.

Depardieu, Coppola, Olivia Newton-John, Antonio Banderas... Artistas do Vinho.

Não é só o cinema que une essa gente toda. O vinho faz parte da vida deles. Todos são produtores de vinho. Tem ainda os cantores Sting e Cliff Richards e o jogador de golf Greg Norman. Sting deve colocar no mercado em Setembro 30.000 garrafas de Chianti. Coppola foi o primeiro, começou em 1978 com a Rubicon State produz 50.000 caixas por ano. Sua filha, Sophia Coppola, também diretora também está com ele no mundo dos vinhos com o vinho Sophia Blanc de Blancs. O mais animado é o francês Gerard Depardieu, que declarou que se sente mais a vontade com o viticultores do que com os atores. Sempre que preenche algum documento onde pedem sua profissão escreve: ator e viticultor. Na Espanha o número de artistas envolvidos com o vinho bate qualquer país: Joan Manuel Serrat (cantor) Lluís Llach (cantor), Emilio Aragón (cantor), Imanol Arias (ator) e o estilista Roberto Verino.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...