sexta-feira, junho 12, 2009

Dia dos Namorados, Preços dos Vinhos em Restaurantes e um Espumante Muito Bom!

O dia dos namorados é uma verdadeira festa para os restaurantes. Restaurantes que na maior parte elabora suas cartas de vinho cobrando de importadores que queiram colocar seus vinhos lá. "Ganham" adegas, dinheiro, garrafas...
Depois cobram uma fortuna por uma garrafa. Os importadores não perdem dinheiro com isso, nem poderiam, então tudo isso está incluído nos preços. Supermercados também cobram pelo espaço. algumas lojas também. Quem paga por tudo isso?
Uma solução que apareceu nos últimos anos é jantar em restaurantes de importadoras ou lojas especializadas. Em São Paulo tem a Casa do Porto, a Ville du Vin, o Vino!, Saint Vin Saint, Grand Cru, entre outras.
Outra solução é comprar uma garrafa e bebê-la onde bem entender.
O espumante Casa Valduga 130 é uma ótima pedida. Acompanha qualquer prato, é um tipo de vinho que agrada muito as mulheres, tem qualidade e mostra que nós brasileiros com nossos espumantes não precisamos de Proseccos.
É produzido no Vale dos Vinhedos. Tem cor dourada. Perlage fina e longa. No nariz salta os aromas de panificação (brioche), nozes e maracujá. É produzido com Chardonnay e Pinot Noir pelo método tradicional, por isso tem as características bem próximas dos incomparaveis Champagnes. Na boca é bem equilibrado e confirma as sensações olfativas.

Debate Sobre o Aquecimento Global e os Vinhos!

Num congresso que terminou no sábado em Nantes, o presidente da união dos enólogos da França, Alain Guichet, disse que as mudanças climáticas são sérias e que as medidas devem ser tomadas urgentemente. Ainda segundo ele as colheitas precoces mexem com o ciclo das vinhas e com 2 graus de diferença ainda é possível trabalhar, 4 graus seria um massacre.
Muito sol, noites frias. geadas e chuvas fora de época. Tudo isso dificulta o trabalho e prejudica a qualidade dos vinhos. As colheitas precoces terminam em vinhos mais alcoólicos e mais atacados por parasitas. Se o aquecimento aumentar os produtores vão procurar vinhedos mais altos, de clima mais temperado e grandes e valiosas parcelas serão abandonadas. Os países mais frios hoje já começam a produzir vinhos o que antes seria impossível. tá certo que a tecnologia ajuda muito na produção, mas vinhos dinamarqueses, por exemplo, já existem. Vinhedos aos lado de Londres também se transformam em vinhos, ácidos é verdade, mas por enquanto!
"Se o aquecimento continuar no mesmo ritmo, em 2050 bons vinhedos de Gammay e Pinot Noir poderão ser cultivados" previu Jean-Pascal Goutouly, pesquisador de Bordeaux.
Nesse caso, californianos, australianos e sul africanos teriam sérios problemas. A Austrália, por exemplo já está enfrentando problemas. Os Espanhóis já adotam medidas para evitar o sol diretamente sobre as uvas. Nem a mudança de castas tradicionais ficou de fora do encontro. Com o aquecimento podemos ter no futuro Champagnes produzidas com Pinot Noir. A mudança de castas não é novidade no mundo dos vinhos, a Merlot, por exemplo, era desconhecida em Bordeaux há 150 anos. Sobre o excesso de álcool causado pelo calor, falou-se na adição de água. Vamos torcer para que os países que mais poluidores tenham consciência enquanto a tempo. Já estamos na fase de remediar, evitar já não é possível.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...