quinta-feira, maio 28, 2009

Allegrini na Grand Cru do Rio!


A loja da Gndo inteiro. Na próxima segunda-feira será a vez de Robin Shay, sommelier e gerente de exportação da vinícola Allegrini, uma das mais importantes do Veneto (www.allegrini.it).
Allegrini é sinonimo de qualidade para quem ama o vinho. Há 10 anos está no mercado brasileiro através da Grand Cru. Sorte dos convidados que poderão degustar os grandes amarones Allegrini.
Rua Lopes Quintas 180 - Jardim Botânico RJ
(21) 25 11 7475

Dona Berta Reserva Rabigato Branco 2004 - Douro - Portugal


A mesma coisa que aconteceu com os tintos do Douro há alguns anos começa a acontecer com os brancos: Um salto de qualidade sem precedentes.
Antigamente Portugal era vinho do Porto, depois vieram os tintos do Douro, do Alentejo, de praticamente todo país. Verdade que nós brasileiros conhecemos melhor os vinhos portugueses do que italianos, franceses, americanos e muitos países de tradição vinícola. Por questões culturas e linguísticas estamos ligados para sempre.
O Dona Berta Tinto Reserva Centenária já é conhecido em Portugal, já está entre os melhores do país. Entre os brancos, outro dia escrevi sobre o Trilho e agora escrevo sobre o Reserva Rabigato.
Portugal assim como a Itália por exemplo, viveria tranquilamente sem as castas tradicionais francesas. Coisa rara no mundo do vinho. A Touriga Nacional já é reconhecida e já começa a ser plantada pelo mundo. Até Michel Roland, na edição deste mês da Vunho Magazine, citou a casta portuguesa.
Este Rabigato tem cor palha, já com reflexos um pouco mais escuros na borda. No nariz limão, tangerina, flores e maracujá.
na boca ótima estrutura, seco, fresco, acidez impecável e taninos muito bem trabalhados. É um branco de raça. Final persistente e mineral. Provei o vinho em Portugal, mas aposto que chega logo ao Brasil.

Cadão Tinto Reserva 2002 - Douro - Portugal


Este é o vinho Barato que conquistou medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas. Custa cerca de 30 reais. Utiliza 3 castas mas não indica quais são. Certamente a Touriga Nacional é uma delas. A cor é rubi intenso e sem sinais da idade, pois é um vinho de 7 anos. No nariz as frutas demoram um pouco a aparecer, mas estão lá: Cassis, cereja e notas de baunilha e vegetal. Na boca a madeira aparece um pouco, com um gosto de torrefação e coco queimado. Passou por carvalho francês e americano. É bem equilibrado e aveludado. O final é médio. Vinho produzido com uvas da região de São João da Pesqueira, onde os vinhos são excelentes.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...