sexta-feira, abril 10, 2009

O Consumo De Vinhos Caiu 2 Milhões de Hectolitros em 2008. C´est la Crise Mondial! Deu no Le Figaro!

A Organização internacional da vinha e do vinho (OIV), Informou que o consumo mundial caiu 2 milhões de hectolitros em 2008. Atualmente o consumo anual é de 242,9 milhões de hectolitros. A crise mundial que atingiu em cheio países tradicionais como França, Itália, Espanha e Alemanha teve um peso significativo nos números. Para compensar a baixa na União Europeia, outros países vivem uma tendência de alta no consumo, exemplo dos Estados Unidos. O consumo aumentou também na Austrália e Republica Checa, e se manteve no mesmo nível de 2007 na África do Sul, Chile e Nova Zelândia. Apesar disso, as exportações aumentam. Todos os exportadores, com excessão da França que caiu de segundo para terceiro lugar, mantiveram suas posições no mercado mundial. A Espanha tomou o lugar da França (segundo) e a Itália continua sendo líder mundial em volume de exportações. Seguiram progredindo o grupo do novo mundo (Argentina, Chile, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos), a progressão mais importante foi dos parceiros da América do Sul Chile e Argentina que juntos passaram do oitavo para o quarto lugar em apenas um ano.

Lidio Carraro Merlot Grande Vindimia 2004 - Encruzilhada do Sul - Brasil


Talvez esse seja o produtor mais europeu do Brasil. Os vinhos não mostram a força do novo mundo, mas mostram elegância e são excelentes para acompanhar as refeições. Este tem cor rubi brilhante. No nariz groselha, amora, terra, menta e especiarias. Tem a força dos Merlot de Bordeaux, o que as vezes falta para outros vinhos brasileiros. Na boca as frutas prevalecem, cassis, cereja e framboesa. As especiarias continuam lá deixando um apimentado agradável. O final é de média persistência. Um vinho bem feito, com estilo à moda antiga. Não passa por madeira.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...