sexta-feira, abril 03, 2009

Dona Berta Vinha Centenária 2006 - Douro - Tinto - Reserva - Portugal



Este vinho está ao lado de grandes vinhos portugueses na edição dos 100 melhores da revista Vinhos, de Portugal. Tenho a sorte de conhecer o Sr. Hernani Verdelho que produz este vinho com muito cuidado. Não deve demorar para algum importador brasileiro trazer este grande vinho. Tem cor rubi profunda, é um vinho bastante concentrado, as vinhas realmente são centenárias e isso aparece logo na cor. No nariz mais sinais de concentração. O vinho por deve ser decantado. As vinhas centenárias ficam no terroir de Freixo de Numão, em altitude. Não é possível precisar a quantidade de cada casta, pois como já escrevi, antigamente em Portugal, as vinhas eram plantadas lado a lado não importando a casta. Sabe-se que há castas durienses.
No nariz é preciso arejar bem o vinho e esperar abrir, aí sim aparecem mirtilo, framboesa, terra molhada, café e pimenta preta. Na boca está jovem, mas muito bem equilibrado, taninos ricos, boa acidez e um pouco mineral. O final é bastante longo. Vinho para longa guarda, nem imagino quanto tempo pode durar, sei que é bastante.

Como Foi a Feira de Nuits Saint Georges? O Le Figaro Contou que a Crise andou por Lá!

A feira de vinhos dos hospices de Nuits-Saint-Georges colocou a prova a qualidade dos seus vinhos. Escrevi no final de semana antes da feira acontecer que os produtos seriam degustados e vendidos. O dinheiro da venda foi doado ao Hospital local: 442 360 euros, 11,87 % menos que em 2008. Enfim a crise apareceu.
A venda dos hospices de Nuits, que sempre esteve na sombra da feira dos hospices de Beaune, que acontece 4 meses antes, conseguiu finalmente um resultado melhor. A venda dos hospices de Beaune acusaram uma baixa de mais de 30 %. Pela primeira vez participaram mais de 40 produtores.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...