quinta-feira, março 26, 2009

O Jornal O Estado de São Paulo Falou das Degustações Verticais!

Muito boa a edição desta quinta-feira do caderno Paladar do Jornal O Estado de São Paulo. Logo na capa um texto de Luiz Horta explica o que é e o que significa uma degustação vertical. No Brasil, como já escrevi neste blog, é muito difícil fazer uma degustação vertical. Os importadores esgotam suas safras antes de comprar os vinhos das safras novas e o consumidor se quiser que guarde o vinho em casa. Na Europa e nos Estados Unidos é diferente. As safras são respeitadas e procuradas. Claro que não peço para que os importadores guardem safras de vinhos baratos, seria um absurdo! Mas os clássicos e os vinhos tops de cada vinícola poderiam muito bem oferecer ao menos 3 safras diferentes. Em um ano teríamos 4 safras e poderíamos fazer uma degustação vertical com os amigos.

Pedroncelli Zinfadel Mother Clone 2005 - Sonoma - California


A vinícola Pedroncelli começou a fazer vinhos em 1927. Este Zinfadel tem cor escura, púrpura com reflexos violeta. No nariz aromas de amora, framboesa e especiarias. O vinho é feito de vinhas velhas o que provoca uma concentração excelente na boca. Taninos bem trabalhados, equilibrado. Gosto de pimenta preta e torrefação. Tem boa acidez, mas o vinho (com 14,9 de álcool) é um pouco quente. Passou um ano em carvalho americano. Final longo. Vale passar mais algum tempo em garrafa. 2 ou 3 anos.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...