terça-feira, janeiro 06, 2009

Atenção Importadores: Queremos Opções de Safras!

O Brasil está muito bem quando se fala em variedade de vinhos, qualidade das importadoras, qualidade dos vinhos, etc... Tudo muito bom! Mas falta aos importadores oferecer mais de uma, duas, ou três safras de cada vinho. Acontece que eles compram, esperam acabar os vinhos e só depois fazem um novo pedido, já de uma nova safra com a anterior esgotada. Isso não acontece em países de tradição no mundo do vinho. O mesmo vinho sempre é encontrado representando diferentes safras. Não é só pela qualidade da safra, mas pela evolução do vinho. Se queremos um grande vinho para abrir neste final de semana, por exemplo, este vinho estará certamente jovem demais. É preciso guardar em casa, em adega, por muito tempo. O certo seria guardar um pouco de cada safra, seguir comprando as safras novas e assim por diante. Na Europa e Estados Unidos, por exemplo, as safras mais antigas e prontas para beber custam mais caro para compensar a guarda do importador ou revendedor. É preciso pensar no lucro e na qualidade. Um amigo comprou uma garrafa do excelente vinho espanhol Pintia 2004 na Mistral. O vinho estava muuito fechado, muuuito novo! Este vinho, além de Brunelos, Barolos e grandes vinhos em geral, ficam muito melhor com o tempo. A Casa do Porto, por exemplo, vendeu em 2008 essa coleção com todas as safras do Château Mouton Rothschild.

O Mundo do Vinho Perdeu Muito em 2008 - Mondavi, Dagueneau e Wölffe


Não acredito naquela história de que ninguém é insubstituível. Quem pode ter a força de Mondavi no Napa Valley? Quem pode dar mais destaque aos vinhos do Loire como deu Didier? E fazer vinhos de qualidade em um terroir até então desprezado como o estado de New York? Pois é, eu acho que ninguém. Mondavi morreu aos 94 anos no dia 16 de maio. Didier foi embora em 18 de Setembro, aos 52 anos, vitima de um acidente de ultraleve. Christian Wölffer, aos 70 anos, foi atropelado por uma lancha em Paraty no dia 31 de Dezembro. A história do vinho não vai esquecer deles!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...