segunda-feira, dezembro 29, 2008

Voce Conhece o Ice Wine?


O Canadá já entrou no mapa dos vinhos de qualidade para muita gente, muitos países. No Brasil não existe ainda nenhum importador trazendo os famosos Icewines.
Estes vinhos são deixados nas vinhas após a maturação, desidratam e com a chegada do inverno congelam com a neve. Por isso o Canadá, mais precisamente na região do Niagara. O verão é quente suficiente para amadurecer as uvas e o inverno gelado para deixá-las durinhas, durinhas de gelo.
A descoberta do Icewine aconteceu por acaso na Alemanha. Os produtores de vinho da Franconia, em 1794 colheram as uvas congeladas mesmo por necessidade. Perceberam que o suco era doce e agradável. O vinho é um sucesso principalmente no Japão e em outros países asiáticos, onde uma meia garrafa chega a custar 300 dólares. Os europeus proibiram este tipo de vinho por mais de 20 anos alegando que o vinho tinha alto teor de açúcar. Desde 2001 o vinho está liberado.










Pilliteri Estates Riesling Sweet Reserve 2006 - Niagara - Canadá



Este produzido pela Pilliteri Estates é um Riesling 100%.
Muito elegante e delicado. Cor dourada. No nariz frutas cítricas, lichía, pêssego e flores. Na boca boa acidez, equilíbrio notas de mel, doçura elegante e refrescante.
Final agradável e longo.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...