terça-feira, novembro 25, 2008

Colheita manual, como as uvas foram transportadas, etc... Pra que servem essas informações?


Quem aprecia a leitura da ficha técnica de um vinho vai deparar com diversas informações, alguns detalhes parecem exagerados, mas não são.
A colheita manual garante a integridade das uvas, assim como as caixas pequenas para o transporte. Uvas estragadas antes de chegar na adega atrapalham na escolha, se é que estas adegas escolhem alguma coisa. Na colheita mecânica as desvantagens para o vinho são muitas, as uvas chegam em péssimo estado, larvas, insetos de todo tipo e até ratos e lagartos vão para o mesmo lugar. Só para ilustrar um pouco, uma vez em Portugal perguntei para um enólogo amigo como era feito um determinado vinho que era vendido a granel na região, ele me levou até lá pra ver. A colheita mecanizada era um espetáculo, rápida, eficiente e parecia mesmo um avanço. Foi aí que meu amigo disse: Venha comigo, venha ver o que a máquina trouxe!
De lá pra cá procuro vinhos colhidos manualmente. Existem máquinas mais modernas e melhores, mas grandes vinhos colhidos com máquinas ainda não existe. O transporte em caixas menores (20 kg) já é uma questão de qualidade. As uvas chegam intactas, são separadas e seguem depois para o processamento (que deve ser feito em no máximo 12 horas) ou podem ser resfriadas rapidamente na vinícola antes de serem esmagadas. Preste atenção, todas as informações das fichas técnicas fazem muita diferença, o importante é saber que diferença cada uma faz.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...