quarta-feira, novembro 12, 2008

Eclipse Total - Conto




Essa história já tem quase 10 anos, foi em Setembro ou Outubro de 99, se não me engano.
Estava em Saint-Emilion, as vinhas ainda estavam repletas, os cachos negros, maduros e os turistas americanos perambulavam de château em château. As lojas de toda a França vendiam óculos especiais para ver o eclipse total (que seria total em Paris e quase total em Saint-Emilion), em Saint-Emilion não era diferente, apenas os óculos naquele momento já estavam esgotados. as vitrines estampavam epuissé. Para mim não fazia diferença, pouco me importava o ecipse naquele momento. Estava com minha mulher e meu amigo Patrick, que depois de várias degustações incríveis me levou para almoçar no Logis de La Cadêne, bem na rua da antiga cadeia.
Pedi um Gigot D'agneau e um Château Grand Bert (grand cru de Saint-Emilion) e esperei pelo prato. A garçonete tinha os olhos azuis, brilhantes, as bochechas avermelhadas e corpo e gestos elegantes como Sophie Marceau. Comia o Gigot d'agneau quando em volta as pessoas vestiam seus óculos especiais e olhavam felizes para o céu. Era um eclipse muito esperado, diziam que o mundo acabaria, então perguntei a Patrick: não vai dar uma olhada no eclipse? Patrick balançou os ombros, bufou como um típico francês e disse com sabedoria: "Não existe melhor lugar nem situação para deixar o mundo acabar, a la santé..." Brindamos com a certeza que o mundo não acabaria, acabaria pouco depois as férias, mas isso não era bom pensar.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...