terça-feira, novembro 11, 2008

Oscar e o melhor vinho do mundo - Conto




Era mais um dia de sol no Alentejo, as cores das flores minúsculas pintavam a paisagem de forma incrível. Estava na estrada de terra que levava a porteira da adega e já era possível ver o senhor Oscar (la se fala Óscar) mexendo nas vinhas. Puxava umas folhas para um lado, cortava pequenas uvas que tirariam força das demais durante o amadurecimento e fazia cara de feliz. Me aproximei enquanto olhava as parcelas de Alicante Bouschet e dizia: teremos uma colheita maravilhosa!
Me levou até a sala das barricas (todas francesas de altíssima qualidade) e no caminho ía dizendo que aquele era o melhor vinho do Alentejo e ainda por cima com um preço espetacular. No mesmo momento comecei a pensar em vários alentejanos, e porque não, vários produtores que pensam a mesma coisa dos seus vinhos. É como um filho! Aquele filho saudável e bonito ou aquele vesgo e dentuço sempre são os mais belos aos olhos dos pais. Até o tempo de gestação é bastante parecido, após o inverno começam os trabalhos que só terminam no fim do verão. Comecei a provar os vinhos e me limitei a escutar o que dizia Óscar. Entre críticas a outros vinhos e observações muitas vezes exageradas sobre os seus vinhos eu continuei calado. Fui obrigado a romper o silêncio quando Óscar me perguntou: então, não é o melhor vinhos do mundo? Como já esperava pela pergunta tive tempo suficiente para pensar na resposta: "sim, todos os bons vinhos podem ser os melhores do mundo, depende do gosto de cada um". Óscar riu e não se animou a perguntar o meu gosto, se contentou em saber que era um bom vinho, e realmente é. Mas quem conhece um simpático e típico alentejano sabe o que estou dizendo: no Alentejo a cada ano aparecem produtores com os melhores vinhos da terra!

Monsieur Gilbert e as Leveduras Mágicas

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...